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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59386

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Título: PRÁTICAS CORPORAIS COM LUDICIDADE: Sentidos e Significados para a Educação Infantil
Autor(es): NASCIMENTO, Juan Lucas Cariolano
Palavras-chave: Práticas Corporais; Ludicidade; Cultura Corporal; Educação Infantil; Educação Física
Data do documento: 16-Out-2024
Citação: NASCIMENTO, Juan. PRÁTICAS CORPORAIS COM LUDICIDADE: Sentidos e Significados para a Educação Infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Educação Física Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O estudo "Práticas Corporais com Ludicidade: Sentidos e Significados para a Educação Infantil” explora como as práticas corporais, mediadas pela ludicidade, expressam sentidos e significados na Educação Infantil. A pesquisa adota uma abordagem crítica-humanizadora, que considera a criança como um ser completo, cujas dimensões físicas, emocionais, cognitivas e sociais se interligam de forma indissociável. O estudo enfatiza a importância das práticas corporais — como jogos, brincadeiras, danças, esportes e outras atividades motoras — enquanto expressões culturais ricas em significados que ajudam na construção da identidade e promovem a inclusão. Essas práticas são compreendidas como experiências educativas que vão além do simples movimento, incorporando elementos sociais e emocionais que permitem à criança explorar o mundo de maneira integrada. A ludicidade é apresentada como uma abordagem pedagógica fundamental para que essas atividades sejam significativas, promovendo o engajamento, a criatividade e o senso de cooperação. Metodologicamente, o trabalho é baseado em uma pesquisa qualitativa, ancorada em revisão bibliográfica e análise de autores clássicos e contemporâneos. Os resultados indicam que, ao incorporar a ludicidade nas práticas corporais, é possível criar um ambiente educativo que respeite e valorize a criança em sua totalidade. O estudo destaca, ainda, a importância de um ambiente escolar que promova essas práticas de forma intencional e planejada, e de educadores capacitados para atuar como mediadores nesse processo. Em conclusão, o estudo reforça que as práticas corporais com ludicidade são mais do que estratégias pedagógicas; elas são elementos centrais para uma educação que respeita a criança como um ser integral.
Descrição: 8,6
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59386
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

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