Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59387
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Thiago Ramos de | - |
dc.contributor.author | Santos, Aurenice Moura dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T19:10:14Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T19:10:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Aurenice Moura dos. Desafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças surdas em Caruaru-PE. 2024. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59387 | - |
dc.description.abstract | No atual cenário educacional é importante a inserção da criança surda no espaço escolar, garantindo a inclusão de toda e qualquer pessoa de usufruir do direito à educação. Na presente pesquisa que tem a temática: Desafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças surdas em Caruaru-PE, trazendo como problemática: Quais os desafios encontrados no cotidiano escolar do docente, no alfabetizar crianças surdas em Caruaru-PE? O objetivo geral é identificar os principais desafios do professor no processo de alfabetização de alunos surdos em Caruaru-PE, tendo como objetivos específicos: Identificar as abordagens utilizadas na alfabetização da língua portuguesa em crianças surdas; Apresentar a realidade do professor(a) em Caruaru-PE no processo de alfabetização de crianças surdas; Analisar possibilidades de minimizar os desafios encontrados na alfabetização de alunos surdos. Para o desenvolvimento da pesquisa a metodologia usada foi a abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados um questionário. Para o aporte teórico, foi utilizado os seguintes autores: Strobel (2009), Gesuely e Moura (2006), Skliar e Perlin (2000) e um livro de um curso de alfabetização de surdos, Alfabetização na Surdez (2020), que discutem sobre a temática da educação de pessoas surdas. Dessa forma foi possível conhecer desde o histórico da surdez até a realidade na inserção de alunos surdos nas escolas públicas do município de Caruaru-PE. Concluindo que os objetivos foram alcançados encontrando alguns desafios enfrentados pelos professores no alfabetizar crianças surdas e a importância da Libras na alfabetização em língua Portuguesa de alunos surdos, contribuindo assim para pesquisas sobre educação inclusiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Desafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças surdas em Caruaru-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Duarte, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2059763601019726 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8891142340190154 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the current educational scenario, it is important to include deaf children in the school environment, ensuring the inclusion of each and every person to enjoy the right to education. In this research, which has the theme: Challenges faced by teachers in teaching deaf children to read and write in Caruaru-PE, the following issues are addressed: What are the challenges faced in the daily school life of teachers when teaching deaf children to read and write in Caruaru-PE? The general objective is to identify the main challenges faced by teachers in the literacy process of deaf students in Caruaru-PE, with the following specific objectives: Identify the approaches used in teaching Portuguese literacy to deaf children; Present the reality of the teacher in Caruaru-PE in the process of teaching deaf children to read and write; Analyze possibilities of minimizing the challenges encountered in teaching deaf students to read and write. To develop the research, the methodology used was the qualitative approach and the data collection instrument was a questionnaire. For the theoretical contribution, the following authors were used: Strobel (2009), Gesuely and Moura (2006), Skliar and Perlin (2000) and a book from a literacy course for the deaf, Alfabetização na Surdez (2020), which discuss the theme of education for deaf people. In this way, it was possible to learn about everything from the history of deafness to the reality of the inclusion of deaf students in public schools in the city of Caruaru-PE. Concluding that the objectives were achieved, finding some challenges faced by teachers in teaching deaf children to read and write and the importance of Libras in teaching deaf students to read and write in Portuguese, thus contributing to research on inclusive education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Aurenice Moura dos Santos.pdf | 392,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons