Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59387

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Thiago Ramos de-
dc.contributor.authorSantos, Aurenice Moura dos-
dc.date.accessioned2025-01-06T19:10:14Z-
dc.date.available2025-01-06T19:10:14Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.date.submitted2024-12-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Aurenice Moura dos. Desafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças surdas em Caruaru-PE. 2024. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59387-
dc.description.abstractNo atual cenário educacional é importante a inserção da criança surda no espaço escolar, garantindo a inclusão de toda e qualquer pessoa de usufruir do direito à educação. Na presente pesquisa que tem a temática: Desafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças surdas em Caruaru-PE, trazendo como problemática: Quais os desafios encontrados no cotidiano escolar do docente, no alfabetizar crianças surdas em Caruaru-PE? O objetivo geral é identificar os principais desafios do professor no processo de alfabetização de alunos surdos em Caruaru-PE, tendo como objetivos específicos: Identificar as abordagens utilizadas na alfabetização da língua portuguesa em crianças surdas; Apresentar a realidade do professor(a) em Caruaru-PE no processo de alfabetização de crianças surdas; Analisar possibilidades de minimizar os desafios encontrados na alfabetização de alunos surdos. Para o desenvolvimento da pesquisa a metodologia usada foi a abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados um questionário. Para o aporte teórico, foi utilizado os seguintes autores: Strobel (2009), Gesuely e Moura (2006), Skliar e Perlin (2000) e um livro de um curso de alfabetização de surdos, Alfabetização na Surdez (2020), que discutem sobre a temática da educação de pessoas surdas. Dessa forma foi possível conhecer desde o histórico da surdez até a realidade na inserção de alunos surdos nas escolas públicas do município de Caruaru-PE. Concluindo que os objetivos foram alcançados encontrando alguns desafios enfrentados pelos professores no alfabetizar crianças surdas e a importância da Libras na alfabetização em língua Portuguesa de alunos surdos, contribuindo assim para pesquisas sobre educação inclusiva.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleDesafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças surdas em Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDuarte, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2059763601019726pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8891142340190154pt_BR
dc.description.abstractxIn the current educational scenario, it is important to include deaf children in the school environment, ensuring the inclusion of each and every person to enjoy the right to education. In this research, which has the theme: Challenges faced by teachers in teaching deaf children to read and write in Caruaru-PE, the following issues are addressed: What are the challenges faced in the daily school life of teachers when teaching deaf children to read and write in Caruaru-PE? The general objective is to identify the main challenges faced by teachers in the literacy process of deaf students in Caruaru-PE, with the following specific objectives: Identify the approaches used in teaching Portuguese literacy to deaf children; Present the reality of the teacher in Caruaru-PE in the process of teaching deaf children to read and write; Analyze possibilities of minimizing the challenges encountered in teaching deaf students to read and write. To develop the research, the methodology used was the qualitative approach and the data collection instrument was a questionnaire. For the theoretical contribution, the following authors were used: Strobel (2009), Gesuely and Moura (2006), Skliar and Perlin (2000) and a book from a literacy course for the deaf, Alfabetização na Surdez (2020), which discuss the theme of education for deaf people. In this way, it was possible to learn about everything from the history of deafness to the reality of the inclusion of deaf students in public schools in the city of Caruaru-PE. Concluding that the objectives were achieved, finding some challenges faced by teachers in teaching deaf children to read and write and the importance of Libras in teaching deaf students to read and write in Portuguese, thus contributing to research on inclusive education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outrospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aurenice Moura dos Santos.pdf392,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons