Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59387
Share on
Title: | Desafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças surdas em Caruaru-PE. |
Authors: | Santos, Aurenice Moura dos |
Keywords: | Surdez; Libras; Alfabetização |
Issue Date: | 16-Oct-2024 |
Citation: | SANTOS, Aurenice Moura dos. Desafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças surdas em Caruaru-PE. 2024. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco- Centro Acadêmico do Agreste, Caruaru, 2024. |
Abstract: | No atual cenário educacional é importante a inserção da criança surda no espaço escolar, garantindo a inclusão de toda e qualquer pessoa de usufruir do direito à educação. Na presente pesquisa que tem a temática: Desafios enfrentados por professores na alfabetização de crianças surdas em Caruaru-PE, trazendo como problemática: Quais os desafios encontrados no cotidiano escolar do docente, no alfabetizar crianças surdas em Caruaru-PE? O objetivo geral é identificar os principais desafios do professor no processo de alfabetização de alunos surdos em Caruaru-PE, tendo como objetivos específicos: Identificar as abordagens utilizadas na alfabetização da língua portuguesa em crianças surdas; Apresentar a realidade do professor(a) em Caruaru-PE no processo de alfabetização de crianças surdas; Analisar possibilidades de minimizar os desafios encontrados na alfabetização de alunos surdos. Para o desenvolvimento da pesquisa a metodologia usada foi a abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados um questionário. Para o aporte teórico, foi utilizado os seguintes autores: Strobel (2009), Gesuely e Moura (2006), Skliar e Perlin (2000) e um livro de um curso de alfabetização de surdos, Alfabetização na Surdez (2020), que discutem sobre a temática da educação de pessoas surdas. Dessa forma foi possível conhecer desde o histórico da surdez até a realidade na inserção de alunos surdos nas escolas públicas do município de Caruaru-PE. Concluindo que os objetivos foram alcançados encontrando alguns desafios enfrentados pelos professores no alfabetizar crianças surdas e a importância da Libras na alfabetização em língua Portuguesa de alunos surdos, contribuindo assim para pesquisas sobre educação inclusiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59387 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Aurenice Moura dos Santos.pdf | 392,86 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License