Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59395
Comparte esta pagina
Título : | Leitura à primeira vista ao piano: uma breve explanação sobre técnicas de execução e ensino |
Autor : | Lourenço, Givaldo Carvalho da Silva |
Palabras clave : | Leitura à primeira vista; Piano; Estratégias de ensino; Técnica instrumental |
Fecha de publicación : | 27-ago-2021 |
Citación : | Lourenço, Givaldo Carvalho da Silva. Leitura à primeira vista ao piano: uma breve explanação sobre técnicas de execução e ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | Este trabalho teve como objetivo geral analisar o formato do ensino de piano, baseado na ausência de incentivo à leitura musical à primeira vista. Os objetivos específicos foram expor sucintamente algumas habilidades cognitivas primordiais na formação do pianista enquanto leitor, explicar como tais habilidades desencadeiam no pianista a capacidade de leitura musical e defender a prática contínua de um formato de ensino que, priorize e estimule o hábito de leitura na mesma proporção que prioriza e estimula o estudo da técnica instrumental. A busca por materiais relevantes para esta pesquisa aconteceu de forma criteriosa e sistemática, em que os conteúdos foram separados em pastas a depender de suas categorias. Foram pesquisados documentos contendo definições e discussões a respeito da leitura à primeira vista, ao piano e em outros instrumentos, materiais que tratassem acerca das habilidades cognitivas primordiais a um pianista, documentos que contivessem ideias de desenvolvimento da capacidade aqui em questão, visando traçar estratégias para um melhor aproveitamento da atividade de leitura de partitura, entre outros. As informações obtidas na elaboração deste trabalho foram frutos de uma pesquisa minuciosa, resultou na exposição das principais dificuldades que podem acometer um pianista em função da prática de leitura fluente, em ideias e estratégias para a melhoria dessa habilidade, assim como na conclusão de que há muitos conteúdos que discutem a importância de tal prática em sala de aula, embora apenas alguns materiais tenham sido selecionados para essa pesquisa, por questões de relevância ao tema central e pela limitação referente ao tipo de trabalho aqui apresentado. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59395 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Givaldo Carvalho da Silva Lourenço.pdf | 306,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons