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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59404

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Título: Cem anos de solidão e o massacre das bananeiras : literatura, história e ensino
Autor(es): MORENO, Rodrigo Andrés Bravo
Palavras-chave: Cem anos de solidão; Ensino de história; Relações de trabalho na Colômbia
Data do documento: 27-Nov-2023
Citação: MORENO, Rodrigo Andrés Bravo. Cem anos de solidão e o massacre das bananeiras: literatura, história e ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente trabalho visa estabelecer conexões entre a escrita literária de Gabriel García Márquez e as representações criadas sobre o Massacre das bananeiras. Cem anos de solidão se tornou uma obra exemplar para compreender o que se convencionou conceituar como “boom da literatura latino-americana”. Após a revolução cubana, todo o continente americano viveu uma efervescência política que irradiou aos campos da literatura, não sendo distinto com García Márquez. Dessa maneira, a escrita ficcional se converteu em uma forma de denúncia ao imperialismo latino-americano, sobretudo a partir do emergente real-maravilhoso. Objetivamos, portanto, compreender três condições fundamentais: 1º) Quem foi Gabriel García Márquez e o quais vivências o influenciaram para a escrita do romance; 2º) Quais significados podemos estabelecer sobre o Massacre das bananeiras para a Colômbia da primeira metade do século XX; e 3º) Como podemos pensar as referidas informações para o ensino de História, visando uma melhor compreensão a respeito da formação das classes trabalhistas latino-americanas – já nas considerações finais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59404
Aparece nas coleções:(TCC) - História (Licenciatura)

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