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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59404
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Título: | Cem anos de solidão e o massacre das bananeiras : literatura, história e ensino |
Autor(es): | MORENO, Rodrigo Andrés Bravo |
Palavras-chave: | Cem anos de solidão; Ensino de história; Relações de trabalho na Colômbia |
Data do documento: | 27-Nov-2023 |
Citação: | MORENO, Rodrigo Andrés Bravo. Cem anos de solidão e o massacre das bananeiras: literatura, história e ensino. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente trabalho visa estabelecer conexões entre a escrita literária de Gabriel García Márquez e as representações criadas sobre o Massacre das bananeiras. Cem anos de solidão se tornou uma obra exemplar para compreender o que se convencionou conceituar como “boom da literatura latino-americana”. Após a revolução cubana, todo o continente americano viveu uma efervescência política que irradiou aos campos da literatura, não sendo distinto com García Márquez. Dessa maneira, a escrita ficcional se converteu em uma forma de denúncia ao imperialismo latino-americano, sobretudo a partir do emergente real-maravilhoso. Objetivamos, portanto, compreender três condições fundamentais: 1º) Quem foi Gabriel García Márquez e o quais vivências o influenciaram para a escrita do romance; 2º) Quais significados podemos estabelecer sobre o Massacre das bananeiras para a Colômbia da primeira metade do século XX; e 3º) Como podemos pensar as referidas informações para o ensino de História, visando uma melhor compreensão a respeito da formação das classes trabalhistas latino-americanas – já nas considerações finais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59404 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
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