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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59418
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Title: | Quem escuta a criança como outro numa sociedade adulta? Para compreender a sociologia da infância no Brasil. |
Authors: | CINTRA, Maria Vitória Melo |
Keywords: | Infância; Sociologia da Infância; Criança Ator Social |
Issue Date: | 17-Oct-2024 |
Citation: | CINTRA, Maria Vitória Melo. Quem escuta a criança como outro numa sociedade adulta? Para compreender a sociologia da infância no Brasil. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | A presente pesquisa busca compreender a sociologia da infância, considerando aspectos históricos dessa área de pesquisa de sociologia. Realizamos a pesquisa partindo do levantamento de produções acadêmicas sobre Sociologia da Infância no Brasil e suas principais contribuições para a educação brasileira. Nosso objetivo é realizar um mapeamento das produções acadêmicas de Sociologia da Infância afim de analisar quais são as concepções e os referenciais adotados. Adotamos como aspectos teóricos dois pensadores que julgamos importantes para a compreensão do lugar da criança na Sociologia da Infância. O primeiro é Florestan Fernandes, que inaugura na sociologia brasileira contemporânea, a compreensão da criança a partir das “trocinhas” do mundo urbano paulistano; a criança é sujeito de produções culturais importantes para a formação da consciência nacional e da cultura. O segundo é Manuel Jacinto Sarmento, ainda que não seja brasileiro, faz parte do referencial das produções de Sociologia da Infância no Brasil contemporâneo. Dele tomamos dois aspectos importantes para a compreensão da infância: a criança é um ator social importante na construção da sociedade, da cultura e da educação; é pela brincadeira e exploração do lúdico e imaginário que esse ator social se constitui como sujeito social e sujeito da educação. Ao longo da pesquisa, fomos entendendo que a criança tem um lugar específico na produção de conhecimentos na sociedade; aprendemos que esse sujeito, apesar de ser reconhecido como ator fundamental da vida social, ainda é pensado a partir do mundo adulto e das estruturas sociais organizadas sem contemplar o que caracteriza e emerge da vida das crianças em situações de vulnerabilidade e de dominação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59418 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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