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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59422
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Título: | A inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. |
Autor(es): | SILVA, Maria Eduarda da |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva; Ensino Superior; Inclusão; Acessibilidade; Núcleo De Acessibilidade |
Data do documento: | 24-Out-2024 |
Citação: | SILVA, Maria Eduarda da. A inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática- Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. |
Abstract: | Essa pesquisa teve por objetivo analisar ações que possam contribuir para o desenvolvimento acadêmico de graduandos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE). Nela abordamos a Educação Inclusiva no Brasil, a Educação Inclusiva no Ensino Superior e o acesso e permanência de estudantes com NEE no Ensino Superior. Nosso estudo se constituiu de maneira descritiva com abordagem qualitativa. Diante disso, a pesquisa foi realizada com o Núcleo de Acessibilidade e seis graduandos do CAA/UFPE que possuem deficiência e/ou NEE por meio de formulários on-line específicos para cada grupo de participantes. A análise revelou que, embora existam leis que asseguram o acesso e a permanência de estudantes com deficiência e/ou NEE no Ensino Superior, muitos graduandos ainda enfrentam sérios desafios de inclusão e dificuldades em seu desempenho acadêmico devido à falta de apoio especializado. O estudo realizado indicou ações que podem ser implementadas para melhorar o desenvolvimento acadêmico desses estudantes. Essas medidas não apenas buscam organizar o ambiente acadêmico de acordo com as necessidades dos estudantes, mas também promover uma cultura institucional mais empática, que acolha e valorize as diferenças. Ao criar um ambiente inclusivo, as Instituições de Ensino Superior favorecem não apenas o direito de acesso, mas também a oportunidade de sucesso na trajetória acadêmica para todos os alunos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59422 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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