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Título: INFLUÊNCIA DAS AÇÕES EDUCATIVAS NO AUTOCUIDADO EM PESSOAS COM DIABETES EM UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(es): CARVALHO, Bianca Rodrigues
Palavras-chave: Educação em Saúde; Diabetes mellitus; Tecnologias Educacionais; Autocuidado
Data do documento: 30-Dez-2024
Citação: CARVALHO,Bianca.Influência das ações educativas no autocuidado em pessoas com diabetes em unidade de saúde da família. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: O autocuidado é essencial no tratamento e na busca por qualidade de vida em diabetes. Sendo necessário o incentivo e as orientações corretas para estimular a autonomia, o empoderamento e a corresponsabilização das pessoas com diabetes. Objetivo: Demonstrar como o uso de ações educativas com apoio de tecnologias educacionais influenciam no autocuidado dos usuários diabéticos da Unidade de Saúde da Família, por meio de micro intervenções e/ou acompanhamentos individuais. Metodologia: Estudo qualitativo tipo pesquisa-ação, realizado em Unidade de Saúde da Família de Recife-PE. Foram realizadas coleta de dados no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), entrevistas individuais semiestruturadas e intervenções educativas, utilizando-se de tecnologias educacionais, com a população maior de 18 anos diagnosticada com Diabetes. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin e a pesquisa-ação foi fundamentada na Teoria do Autocuidado de Orem. Resultado e Discussão: Houve predominância do sexo feminino, com 60 anos ou mais, baixa escolaridade, aposentado, com histórico familiar de diabetes. Com fatores de risco como a hipertensão, obesidade e sedentarismo com o desenvolvimento de quadros de depressão e ansiedade e de problemas oftálmicos. Há o desconhecimento do tipo de diabetes, apesar do longo tempo de diagnóstico. Os conhecimentos quanto à patologia e ao autocuidado são limitados a uma alimentação restrita e prática de exercícios físicos. Observou-se a dificuldade de compreensão da importância das ações educativas pelos usuários e a influência dessas ações com apoio das tecnologias educacionais no aprendizado, na participação e no autocuidado. Conclusão: A importância do autocuidado em pessoas com diabetes, fundamenta-se na orientação e aplicação de práticas educativas, com apoio de tecnologias educacionais, que visem proporcionar autonomia e empoderamento ao usuário, embasados nos quatro pilares: a alimentação adequada, prática de atividade física, uso correto da medicação e educação em saúde.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59427
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