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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59446
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | COSTA, Jocilene Otília da | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Lucas Henrique da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-13T17:25:22Z | - |
dc.date.available | 2025-01-13T17:25:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-24 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Lucas Henrique da Cruz. Análise dos fatores contribuintes na ocorrência de acidentes em autoestradas da região norte de Portugal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59446 | - |
dc.description.abstract | A modelagem de dados para previsões de acidentes em rodovias tem tomado popularidade nos últimos 20 anos com a finalidade de melhorar a segurança nas principais rotas dos países, mas também como forma de evitar grandes prejuízos financeiros em decorrência das sinistralidades. Reconhecer estes fatores que contribuem tanto positivamente quanto negativamente para a ocorrência destes acidentes se torna um ponto crucial para o início da criação de programas de prevenção e controle destas situações. O estudo atual utilizou os modelos lineares generalizados mistos com as distribuições de Poisson e Binomial negativa para identificar estes fatores contribuintes em trechos de 500 metros antes e após a sinistralidade considerando as características do pavimento, mas também os fatores relacionados as características geométricas e variáveis complementares. Os acidentes de viação representam uma enorme carga social e econômica que impacta na sociedade, o aumento da procura dos meios de transporte e desenvolvimento das cidades tem resultado em um visível aumento no número de acidentes. Este estudo visa a possibilidade de maiores entendimentos sobre a origem destes acidentes, como também a viabilidade de elaboração futura de programas para a prevenção destes ocorridos em virtude dos fatores identificados em decorrência da modelagem elaborada. Por fim, o estudo indicou que para as modelagens elaboradas tanto com a função de Poisson quanto para a função da Binomial negativa, as variáveis relacionadas ao raio da curva, parâmetro A, alinhamentos retos, extensão da curva circular e Clotóide são parâmetros significativos para a previsão de acidentes, apresentando um erro quadrático médio aproximado para as duas funções. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Acidentes | pt_BR |
dc.subject | Autoestradas | pt_BR |
dc.subject | Modelos de previsão | pt_BR |
dc.subject | Modelos de zeros inflacionados | pt_BR |
dc.title | Análise dos fatores contribuintes na ocorrência de acidentes em autoestradas da região norte de Portugal. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0090352391424488 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Lucas Henrique da Cruz Ferreira.pdf | 625,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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