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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59446

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Jocilene Otília da-
dc.contributor.authorFERREIRA, Lucas Henrique da Cruz-
dc.date.accessioned2025-01-13T17:25:22Z-
dc.date.available2025-01-13T17:25:22Z-
dc.date.issued2024-05-17-
dc.date.submitted2024-11-24-
dc.identifier.citationFERREIRA, Lucas Henrique da Cruz. Análise dos fatores contribuintes na ocorrência de acidentes em autoestradas da região norte de Portugal. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia Civil - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59446-
dc.description.abstractA modelagem de dados para previsões de acidentes em rodovias tem tomado popularidade nos últimos 20 anos com a finalidade de melhorar a segurança nas principais rotas dos países, mas também como forma de evitar grandes prejuízos financeiros em decorrência das sinistralidades. Reconhecer estes fatores que contribuem tanto positivamente quanto negativamente para a ocorrência destes acidentes se torna um ponto crucial para o início da criação de programas de prevenção e controle destas situações. O estudo atual utilizou os modelos lineares generalizados mistos com as distribuições de Poisson e Binomial negativa para identificar estes fatores contribuintes em trechos de 500 metros antes e após a sinistralidade considerando as características do pavimento, mas também os fatores relacionados as características geométricas e variáveis complementares. Os acidentes de viação representam uma enorme carga social e econômica que impacta na sociedade, o aumento da procura dos meios de transporte e desenvolvimento das cidades tem resultado em um visível aumento no número de acidentes. Este estudo visa a possibilidade de maiores entendimentos sobre a origem destes acidentes, como também a viabilidade de elaboração futura de programas para a prevenção destes ocorridos em virtude dos fatores identificados em decorrência da modelagem elaborada. Por fim, o estudo indicou que para as modelagens elaboradas tanto com a função de Poisson quanto para a função da Binomial negativa, as variáveis relacionadas ao raio da curva, parâmetro A, alinhamentos retos, extensão da curva circular e Clotóide são parâmetros significativos para a previsão de acidentes, apresentando um erro quadrático médio aproximado para as duas funções.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectAutoestradaspt_BR
dc.subjectModelos de previsãopt_BR
dc.subjectModelos de zeros inflacionadospt_BR
dc.titleAnálise dos fatores contribuintes na ocorrência de acidentes em autoestradas da região norte de Portugal.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0090352391424488pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NT) - Núcleo de Tecnologiapt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

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