Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59485
Compartilhe esta página
Título: | Corponírico |
Autor(es): | ARAGÃO, Patriny Cinxya Silvestre |
Palavras-chave: | Processo criativo; Representação feminina; Corpo; Nudez; Onírico |
Data do documento: | 29-Ago-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ARAGÃO, Patriny Cinxya Silvestre. Corponírico. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é desenvolver um corpo poético-visual coeso de imagens através da fotografia. Empreender tal desenvolvimento através da reflexão sobre a criação de representações do corpo desnudo, enquanto símbolos da naturalização da condição humana na sociedade contemporânea, expressos e verificados através da linguagem fotográfica. Assim, buscou-se a compreensão de algumas das facetas que envolvem as representações do corpo e da corporeidade; tema ambivalente cuja controvérsia geralmente resulta na interpretação da nudez, e, sobretudo, a nudez feminina por despudorada/depravada e, em consequência disto, na censura e delimitação da exibição de seus corpos seja em manifestações artísticas, nas redes sociais, ou até nos espaços públicos. Este processo criativo parte das técnicas e práticas da fotografia para alçar em devaneios os corpos imaginados numa realidade afetiva através da senda aberta por artistas como Marta Pérez, Cris Bierrenbach e Francesca Woodman. Num diálogo tecido com um corpo teórico, por meio das obras de Isabelle Anchieta, Giorgio Agamben e Simone de Beauvoir. Tencionando a realização do processo de busca de representações alternativas sobre este corpo, ora visto e tratado como carne-espaço-lugar em sua relação de forma e materialidade, ora como canal permeado por experiências, vivências, agência, interdições — e por que não — delírio. Este corpo é também um meio de inferir questões sobre o ser no mundo em sua essência, o que é tão essencial à condição feminina. Portanto, propõe-se o desenvolvimento de processos artístico-criativos, como intervenções e/ou instalações artísticas em fotografias, experimentações, registradas e apresentadas no presente projeto gráfico. Aqui o corpo transpassa-se não só de formas poéticas e políticas, mas em especial de maneira simbólica, subjetiva e no limite, imagética e onírica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59485 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Patriny Cinxya Silvestre Aragão.pdf | 55,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons