Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59488
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALBUQUERQUE, Raquel Costa | - |
dc.contributor.author | MARINHO, Rayssa Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T17:50:51Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T17:50:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-03-25 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-15 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Rayssa Gomes. Repercussões da dispraxia nas atividades de vida díaria de crianças com transtorno do espectro autista- um estudo de revisão. 2024. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59488 | - |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: Crianças com autismo manifestam dificuldades na percepção dos movimentos corporais. A dispraxia pode ser definida como distúrbio no processamento sensorial, que afeta a ideação, o planejamento e a execução de ações motoras. Isso acarreta prejuízos nas atividades que estão presentes no cotidiano da criança com TEA. OBJETIVO: Descrever, segundo a literatura, as repercussões causadas pela dispraxia na realização de atividades de vida diária de crianças com Transtorno do espectro autista. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, na qual a busca de artigos foi realizada no banco de dados da Bireme. Os descritores selecionados Atividade Cotidiana; Criança; Transtorno do espectro autístico e seus sinônimos cruzaram com o descritor ‘‘Dispraxia’’, que é o objeto de estudo da pesquisa. RESULTADO: Após a seleção dos estudos foram analisados 6 artigos através das seguintes características : título, autores, ano de publicação, objetivos, participantes, instrumentos de avaliação, procedimentos e principais resultado das obras. DISCUSSÃO: Os estudos mostram impactos nas competências motoras e processuais, o que afeta o desempenho da criança em realizar suas atividades. CONCLUSÃO: Não foram localizados estudos que remetesse diretamente às repercussões da dispraxia e sua relação com as atividades de vida diária de crianças com transtorno do espectro autista. Porém, por meio dos artigos selecionados observou-se que a dispraxia afeta o desempenho de crianças com relação a habilidades motoras e processuais. Por isso, há necessidade dos profissionais da terapia ocupacional realizarem estudos que apresentem a repercussão da dispraxia para realização das atividades de vida diária em crianças com autismo. | pt_BR |
dc.format.extent | 18 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dispraxia | pt_BR |
dc.subject | Atividade Cotidiana | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autístico | pt_BR |
dc.title | REPERCUSSÕES DA DISPRAXIA NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA- UM ESTUDO DE REVISÃO | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8811034321022865 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3126315843449267 | pt_BR |
dc.description.abstractx | INTRODUCTION: Children with autism have difficulties in perceiving body movements. Dyspraxia can be defined as a disorder in sensory processing, which affects the ideation, planning and execution of motor actions. This leads to losses in the activities that are present in the daily life of children with ASD. OBJECTIVE: To describe, according to the literature, the repercussions caused by dyspraxia in the performance of daily life activities in children with autism spectrum disorder. METHOD: This is an integrative review, in which the search for articles was carried out in the Bireme database. The selected descriptors Daily Activity; Child; Autistic spectrum disorder and its synonyms crossed with the descriptor ‘‘Dyspraxia’’, which is the object of study of the research. RESULT: After selecting the studies, 6 articles were analyzed using the following characteristics: title, authors, year of publication, objectives, participants, evaluation instruments, procedures and main results of the works. DISCUSSION: Studies show impacts on motor and procedural skills, which affect the child's performance in carrying out their activities. CONCLUSION: No studies were found that directly addressed the repercussions of dyspraxia and its relationship with the activities of daily living of children with autism spectrum disorder. However, through the selected articles it was observed that dyspraxia affects children's performance in relation to motor and procedural skills. Therefore, there is a need for occupational therapy professionals to carry out studies that present the impact of dyspraxia on carrying out activities of daily living in children with autism. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Rayssa Gomes Marinho.pdf | 380,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons