Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59488

Compartilhe esta página

Título: REPERCUSSÕES DA DISPRAXIA NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA- UM ESTUDO DE REVISÃO
Autor(es): MARINHO, Rayssa Gomes
Palavras-chave: Dispraxia; Atividade Cotidiana; Criança; Transtorno do espectro autístico
Data do documento: 25-Mar-2024
Citação: MARINHO, Rayssa Gomes. Repercussões da dispraxia nas atividades de vida díaria de crianças com transtorno do espectro autista- um estudo de revisão. 2024. 18 f. TCC (Graduação) - Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: INTRODUÇÃO: Crianças com autismo manifestam dificuldades na percepção dos movimentos corporais. A dispraxia pode ser definida como distúrbio no processamento sensorial, que afeta a ideação, o planejamento e a execução de ações motoras. Isso acarreta prejuízos nas atividades que estão presentes no cotidiano da criança com TEA. OBJETIVO: Descrever, segundo a literatura, as repercussões causadas pela dispraxia na realização de atividades de vida diária de crianças com Transtorno do espectro autista. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, na qual a busca de artigos foi realizada no banco de dados da Bireme. Os descritores selecionados Atividade Cotidiana; Criança; Transtorno do espectro autístico e seus sinônimos cruzaram com o descritor ‘‘Dispraxia’’, que é o objeto de estudo da pesquisa. RESULTADO: Após a seleção dos estudos foram analisados 6 artigos através das seguintes características : título, autores, ano de publicação, objetivos, participantes, instrumentos de avaliação, procedimentos e principais resultado das obras. DISCUSSÃO: Os estudos mostram impactos nas competências motoras e processuais, o que afeta o desempenho da criança em realizar suas atividades. CONCLUSÃO: Não foram localizados estudos que remetesse diretamente às repercussões da dispraxia e sua relação com as atividades de vida diária de crianças com transtorno do espectro autista. Porém, por meio dos artigos selecionados observou-se que a dispraxia afeta o desempenho de crianças com relação a habilidades motoras e processuais. Por isso, há necessidade dos profissionais da terapia ocupacional realizarem estudos que apresentem a repercussão da dispraxia para realização das atividades de vida diária em crianças com autismo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59488
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Rayssa Gomes Marinho.pdf380,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons