Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59490

Compartilhe esta página

Título: CONSELHOS ESCOLARES: instrumentos de ação da gestão escolar democrática na Rede Municipal de Ensino do Recife.
Autor(es): SILVA, Demóstenes Soares da
Palavras-chave: Conselhos Escolares; RMER; Gestão Escolar Democrática
Data do documento: 1-Out-2024
Citação: SILVA, Demóstenes Soares da. CONSELHOS ESCOLARES: instrumentos de ação da gestão escolar democrática na Rede Municipal de Ensino do Recife. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as propostas e estratégias para o fortalecimento dos Conselhos Escolares na Rede Municipal de Ensino do Recife. Através de análise documental e revisão bibliográfica, estas linhas foram escritas descrevendo o que preconiza as diretrizes municipais, fortalecendo os Conselhos Escolares por meio da atualização desse órgão promovendo novas eleições e formação para conselheiros escolares, sendo as ações mais desenvolvidas para este fim. A partir dessas iniciativas, busca-se fomentar a participação democrática nas escolas, garantindo que os conselheiros estejam preparados para exercer suas funções com competência e consciência crítica sobre os processos pedagógicos e administrativos da instituição. Dessa forma, o Conselho Escolar se torna um espaço de articulação entre a comunidade escolar e a gestão educacional, favorecendo a transparência, a corresponsabilidade e a tomada de decisões coletivas, contribuindo para uma educação de qualidade, inclusiva e participativa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59490
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DEMOSTENES SILVA - Conselho Escolar.pdf250,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons