Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59525

Compartilhe esta página

Título: Ressignificação do ensino de Geografia a partir do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem na educação básica: Possibilidades e entraves
Autor(es): SILVA, Gisely Francelina Do Vale
Palavras-chave: Geografia Escolar; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 12-Dez-2024
Citação: FRANCELINA, Gisely. Ressignificação do ensino de Geografia a partir do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem na educação básica: Possibilidades e entraves. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A Geografia Escolar passou por diversas transformações ao longo dos últimos séculos. Inicialmente centrada em um ensino tradicional e bancário, foi gradualmente modificada, buscando formas de atender de maneira mais completa às necessidades dos alunos diante das novas realidades. Nesse contexto, as Metodologias Ativas de Aprendizagem inserem-se no campo da Geografia Escolar diante da necessidade de atender de forma mais dinâmica, ativa e significativa o ensino desta ciência. O objetivo deste trabalho, portanto, foi analisar a Geografia Escolar e a integração das Metodologias Ativas de Aprendizagem como uma estratégia para dinamizar o ensino da disciplina. Para isso, o estudo adotou uma abordagem qualitativa através de uma pesquisa participante na qual foram realizadas aplicações e experiências em turmas da educação básica de uma instituição pública estadual, com o intuito de observar os impactos dessas metodologias na aprendizagem dos estudantes. A partir da experiência prática, foi possível constatar o impacto positivo dessas metodologias, por meio da visualização do estímulo de diversas habilidades cognitivas. Além disso, observou-se um aumento significativo no rendimento dos alunos, especialmente no que se refere à atenção e participação durante as aulas teóricas e atividades práticas. O estudo demonstrou, deste modo, que é viável a aplicação de metodologias ativas mesmo em instituições com infraestrutura limitada, embora algumas limitações possam surgir, como o acesso à internet ou a aplicação inadequada destas metodologias.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59525
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Gisely_Francelina_Do_Vale_Silva.pdf2,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons