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Título: Competência dos estudantes para reconhecer desinformação nas redes sociais digitais – diagnóstico com ingressantes dos cursos de graduação da área da Ciência da Informação das universidades brasileiras
Autor(es): SANTANA, Edla Barbosa de
Palavras-chave: Desinformação; Competência crítica em informação; Estudantes de graduação; Universidades públicas; Ciência da Informação
Data do documento: 29-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTANA, Edla Barbosa de. Competência dos estudantes para reconhecer desinformação nas redes sociais digitais – diagnóstico com ingressantes dos cursos de graduação da área da Ciência da Informação das universidades brasileiras . 2024. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo busca diagnosticar a relação dos estudantes de graduação da área da Ciência da Informação das universidades públicas brasileiras com a as diferentes formas de desinformação, tendo em vista que, a desinformação representa parte significativa de um dos problemas mais complexos no âmbito da circulação de informações na sociedade contemporânea e os jovens são um dos grupos mais expostos a esta realidade. Com base nisso, como é que os estudantes da área da Ciência da Informação que chegam à universidade no Brasil lidam com a desinformação? Face ao que se expõe, o objetivo geral é diagnosticar a competência crítica dos estudantes para reconhecer desinformação nas redes sociais digitais e para lidar com esse ambiente informacional. Os objetivos específicos: Analisar se os alunos que chegam à universidade sabem detectar desinformação; Examinar como os alunos que chegam à universidade reagem ou se comportam quando recebem desinformação. Em relação aos seus fins esta é uma pesquisa descritiva e quanto ao método, é uma pesquisa diagnóstico. Na sua forma de avaliação é uma pesquisa quantitativa. A coletados dados foi realizada mediante aplicação de um questionário com alunos ingressantes dos cursos de graduação da área da Ciência da Informação das universidades federais do Brasil. Os resultados indicam que a Era da Informação nos confronta com novos desafios educacionais, revelando que os alunos investigados enfrentam volumes crescentes de dados provenientes de diversas fontes e que apesar da intensa conectividade dos estudantes às redes, fazendo parte de um grupo que mantém perfis há mais de três anos e que revisitam seus feeds repetidamente ao longo do dia, constata- se que isso não os transforma em especialistas na filtragem de informações disponíveis nas redes sociais. De fato, a pesquisa identificou um grupo de estudantes com dificuldades em discernir desinformação, o que nos levar a destacar, assim, a importância de preparar os acadêmicos para a aprendizagem ao longo da vida, capacitando-os a buscar informações confiáveis para qualquer tarefa ou decisão e a combater a disseminação de desinformação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59705
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

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