Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59823

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Daniel José Cardoso da-
dc.contributor.authorSILVA, Alexandre Rogério Santana da-
dc.date.accessioned2025-01-21T14:04:00Z-
dc.date.available2025-01-21T14:04:00Z-
dc.date.issued2024-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Alexandre Rogerio Santana da. Avaliação de proteases de actinobactérias com potencial na indústria de detergentes e farmacêutica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59823-
dc.description.abstractEste estudo analisou a relação entre a Assistência Estudantil e desempenho acadêmico. Para esse estudo, foram coletados dados de 69 universidades federais do Brasil, e realizada regressão linear múltipla, utilizando dados em painel balanceado, tendo como variáveis dependentes os índices de permanência, desistência e conclusão, e variável independente a execução orçamentária da Assistência Estudantil, e como variáveis de controle o tamanho da universidade, expressa pela quantidade de alunos matriculados, a idade da universidade, a região geográfica em que a universidade localiza-se. Os achados do estudo demonstram que uma maior execução orçamentária da Assistência Estudantil relaciona positivamente com o Índice de Conclusão das instituições pesquisadas, corroborando com a teoria econômica que prevê que a ajuda financeira pode influenciar nas decisões dos estudantes provenientes de meios socioeconômico mais baixos de frequentarem e concluírem o ensino superior, e corrobora com a maior parte das investigações existente onde sugerem que a ajuda financeira tem um efeito positivo na persistência dos estudantes de caminhando com os resultados da literatura empírica onde são geralmente consistentes com esta previsão. Em relação às contribuições sociais, o estudo buscou evidências de que forma as Dotações Orçamentárias voltadas a Assistência Estudantil podem, no âmbito das Instituições de ensino superior, agir na busca do objetivos dos programas de auxílio financeiro a estudantes, instando os governos centrais a aumentarem os investimentos estatais em Assistência Estudantil, na busca de melhorias das taxas de evasão e graduação em instituições públicas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectAuxílio Financeiropt_BR
dc.subjectDesempenho Acadêmicopt_BR
dc.subjectExecução Orçamentáriapt_BR
dc.titleAvaliação de proteases de actinobactérias com potencial na indústria de detergentes e farmacêuticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3660388092030110pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4373808225074759pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Contabeispt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzed the relationship between Student Assistance and academic performance. For this study, data were collected from 69 federal universities in Brazil, and multiple linear regression was performed, using balanced panel data, with the dependent variables being retention, dropout and completion rates, and the independent variable being the budgetary execution of Student Assistance, and as control variables the size of the university, expressed by the number of students enrolled, the age of the university, the geographic region in which the university is located. The study findings demonstrate that greater budgetary execution of Student Assistance is positively related to the Completion Index of the researched institutions, corroborating the economic theory that predicts that financial aid can influence the decisions of students from lower socioeconomic backgrounds to attend and complete higher education, and corroborates most existing research suggesting that financial aid has a positive effect on students' persistence and the results of the empirical literature, which are generally consistent with this prediction. In relation to social contributions, the study sought evidence of how Budget Allocations aimed at Student Assistance can, within the scope of higher education institutions, act in pursuit of the objectives of financial aid programs for students, urging central governments to increase state investments in Student Assistance, in the search for improvements in dropout and graduation rates in public institutions.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alexandre Rogério Santana da Silva.pdf991,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons