Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59823
Compartilhe esta página
Título: | Avaliação de proteases de actinobactérias com potencial na indústria de detergentes e farmacêutica |
Autor(es): | SILVA, Alexandre Rogério Santana da |
Palavras-chave: | Assistência Estudantil; Auxílio Financeiro; Desempenho Acadêmico; Execução Orçamentária |
Data do documento: | 28-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Alexandre Rogerio Santana da. Avaliação de proteases de actinobactérias com potencial na indústria de detergentes e farmacêutica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este estudo analisou a relação entre a Assistência Estudantil e desempenho acadêmico. Para esse estudo, foram coletados dados de 69 universidades federais do Brasil, e realizada regressão linear múltipla, utilizando dados em painel balanceado, tendo como variáveis dependentes os índices de permanência, desistência e conclusão, e variável independente a execução orçamentária da Assistência Estudantil, e como variáveis de controle o tamanho da universidade, expressa pela quantidade de alunos matriculados, a idade da universidade, a região geográfica em que a universidade localiza-se. Os achados do estudo demonstram que uma maior execução orçamentária da Assistência Estudantil relaciona positivamente com o Índice de Conclusão das instituições pesquisadas, corroborando com a teoria econômica que prevê que a ajuda financeira pode influenciar nas decisões dos estudantes provenientes de meios socioeconômico mais baixos de frequentarem e concluírem o ensino superior, e corrobora com a maior parte das investigações existente onde sugerem que a ajuda financeira tem um efeito positivo na persistência dos estudantes de caminhando com os resultados da literatura empírica onde são geralmente consistentes com esta previsão. Em relação às contribuições sociais, o estudo buscou evidências de que forma as Dotações Orçamentárias voltadas a Assistência Estudantil podem, no âmbito das Instituições de ensino superior, agir na busca do objetivos dos programas de auxílio financeiro a estudantes, instando os governos centrais a aumentarem os investimentos estatais em Assistência Estudantil, na busca de melhorias das taxas de evasão e graduação em instituições públicas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59823 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Alexandre Rogério Santana da Silva.pdf | 991,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons