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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59823

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Título: Avaliação de proteases de actinobactérias com potencial na indústria de detergentes e farmacêutica
Autor(es): SILVA, Alexandre Rogério Santana da
Palavras-chave: Assistência Estudantil; Auxílio Financeiro; Desempenho Acadêmico; Execução Orçamentária
Data do documento: 28-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Alexandre Rogerio Santana da. Avaliação de proteases de actinobactérias com potencial na indústria de detergentes e farmacêutica. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo analisou a relação entre a Assistência Estudantil e desempenho acadêmico. Para esse estudo, foram coletados dados de 69 universidades federais do Brasil, e realizada regressão linear múltipla, utilizando dados em painel balanceado, tendo como variáveis dependentes os índices de permanência, desistência e conclusão, e variável independente a execução orçamentária da Assistência Estudantil, e como variáveis de controle o tamanho da universidade, expressa pela quantidade de alunos matriculados, a idade da universidade, a região geográfica em que a universidade localiza-se. Os achados do estudo demonstram que uma maior execução orçamentária da Assistência Estudantil relaciona positivamente com o Índice de Conclusão das instituições pesquisadas, corroborando com a teoria econômica que prevê que a ajuda financeira pode influenciar nas decisões dos estudantes provenientes de meios socioeconômico mais baixos de frequentarem e concluírem o ensino superior, e corrobora com a maior parte das investigações existente onde sugerem que a ajuda financeira tem um efeito positivo na persistência dos estudantes de caminhando com os resultados da literatura empírica onde são geralmente consistentes com esta previsão. Em relação às contribuições sociais, o estudo buscou evidências de que forma as Dotações Orçamentárias voltadas a Assistência Estudantil podem, no âmbito das Instituições de ensino superior, agir na busca do objetivos dos programas de auxílio financeiro a estudantes, instando os governos centrais a aumentarem os investimentos estatais em Assistência Estudantil, na busca de melhorias das taxas de evasão e graduação em instituições públicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59823
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

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