Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59920
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA, Aurino Lima | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Paula Virgínia Chaves Cabral | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T11:39:12Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22T11:39:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-09 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Paula Virgínia Chaves Cabral. Desenvolvimento de competências em escrita e processos de resiliência de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da periferia urbana no Nordeste do Brasil: um estudo exploratório do impacto de um dispositivo pedagógico técnico híbrido. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59920 | - |
dc.description | Tese em cotutela com a Universidade Lumière Lyon 2 | pt_BR |
dc.description.abstract | Um dos problemas recorrentes nas aulas de Língua Portuguesa no Brasil que afeta outras disciplinas é a dificuldade que os estudantes têm em interpretar textos e produzi-los. Diante desse quadro, torna-se necessário criar ambientes propícios para o desenvolvimento de competências em escrita. Outro aspecto também relevante é que os discentes, para enfrentar os desafios na escola e na vida, precisam construir processos de resiliência. Consideramos que o processo de construção de resiliência vai impactar na vida dos estudantes com resultados no desempenho escolar, inclusive o da escrita. Esta pesquisa se insere em um período da sindemia por Covid-19. Nesse período, além da crise sanitária, tivemos o agravamento de problemas sociais, econômicos e psicológicos. Para dar continuidade às aulas, o ensino por meio de tecnologias digitais foi implementado em diversos países. O objetivo desta pesquisa foi implementar e analisar os efeitos de um Dispositivo Pedagógico Técnico Híbrido (DPTH) na construção de processos de resiliência bem como no desenvolvimento de competências em escrita em estudantes de uma escola pública municipal da periferia do Nordeste do Brasil. Esse dispositivo pedagógico foi implementado inicialmente na França na formação de professores de escola primária. Nesta pesquisa, o quadro teórico convocado é pluridisciplinar, pois a complexidade do seu objeto de estudo não permite o uso de conceitos de um único campo disciplinar. Dessa forma, abordamos a resiliência, o desenvolvimento de competências em escrita, a Teoria dos Campos Conceituais e o uso do DPTH. Do ponto de vista metodológico, para análise do impacto do DPTH, selecionamos treze estudantes de uma turma do sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública municipal da cidade do Recife. Esta pesquisa se passou em um contexto sindêmico em que as aulas precisaram ser realizadas de forma remota. Trata-se de uma pesquisa-ação, na qual a pesquisadora também é professora dos estudantes que participaram deste estudo. Para analisar a construção de processos de resiliência foram considerados dez elementos que individualmente são promotores desse processo. Para analisar o desenvolvimento de competências em escrita foram considerados sete elementos relevantes para o desenvolvimento dessas competências. Cada elemento já é um indicador de desenvolvimento de competências em escrita. Os resultados indicaram que houve a construção de processos de resiliência assim como o desenvolvimento de competências em escrita. O DPTH também funcionou como tutor de resiliência. Observamos como as classes de situações das produções textuais dos estudantes ampliaram os conceitos de história de superação de dificuldades; como os campos disciplinares da resiliência e da escrita contribuíram na análise dos dados e como o uso do DPTH favoreceu a conexão do contexto escolar com o contexto extraescolar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dispositivo Pedagógico Técnico Híbrido | pt_BR |
dc.subject | Resiliência | pt_BR |
dc.subject | Tutor de resiliência | pt_BR |
dc.subject | Competências em escrita | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Campos Conceituais | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de competências em escrita e processos de resiliência de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola da periferia urbana no Nordeste do Brasil : um estudo exploratório do impacto de um dispositivo pedagógico técnico híbrido | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ACIOLY-RÉGNIER, Nadja Maria | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4639431299648545 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5402096659543875 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | L'un des problèmes récurrents dans les cours de portugais au Brésil, qui touche d'autres matières, est la difficulté des élèves à interpréter des textes et à les produire. Face à cette situation, il est nécessaire de créer des environnements favorables au développement des compétences en écriture. Un autre aspect pertinent est que les élèves doivent développer leur résilience afin de faire face aux défis à l'école et dans la vie. Nous pensons que le processus de développement de la résilience aura un impact sur la vie des élèves et se traduira par des résultats scolaires, y compris en matière d'écriture. Cette recherche se déroule pendant la période de la syndémie par Covid-19. Au cours de cette période, outre la crise sanitaire, les problèmes sociaux, économiques et psychologiques se sont aggravés. Pour poursuivre les études, l’enseignement via les technologies numériques a été mis en place dans plusieurs pays. Notre objectif était de mettre en œuvre et d'analyser l'impact de l'utilisation du Dispositif Pédagogique Technique Hybride (DPTH) sur la construction des processus de résilience et le développement des compétences en écriture des élèves d'une école public de la périphérie du nord-est du Brésil. Ce dispositif pédagogique a d'abord été mis en œuvre en France pour former des enseignants du primaire. Dans cette recherche, le cadre théorique utilisé est pluridisciplinaire, la complexité de l'objet d'étude ne permettant pas l'utilisation de concepts issus d'un seul champ disciplinaire. Ainsi, nous abordons la résilience, le développement des compétences en écriture, la théorie des champs conceptuels et l'utilisation du DPTH. D'un point de vue méthodologique, afin d'analyser l'impact du DPTH, nous avons sélectionné treize élèves d'une classe de cinquième année du collège à la périphérie de la ville du Recife. Cette recherche s'est déroulée dans un contexte syndémique où les cours devaient être dans l ́enseignement distanciel. Il s'agit d'un projet de recherche-action dans lequel la chercheuse est également l'enseignante des étudiants qui ont participé à cette étude. Afin d'analyser les processus de construction de la résilience, dix éléments ont été considérés comme favorisant individuellement ce processus. Pour analyser le développement des compétences d'écriture, sept éléments pertinents pour le développement de ces compétences ont été pris en compte. Chaque élément est déjà um indicateur du développement des compétences en écriture. Les résultats indiquent que les processus de résilience ont été renforcés en même temps que le développement des compétences en écriture. Le DPTH a également travaillé en tant que tuteur de résilience. Nous avons observé comment les classes de situations dans les productions textuelles des élèves ont élargi les concepts de l'histoire du surmonter des difficultés ; comment les champs disciplinaires de la résilience et de l'écriture ont contribué à l'analyse des données et comment l'utilisation du DPTH a favorisé le lien entre le contexte scolaire et le contexte extra-scolaire. | pt_BR |
dc.description.abstractx | One of the recurring problems in Portuguese language classes in Brazil that affects other subjects is the difficulty that students have in interpreting texts and producing them. Given this situation, it is necessary to create environments that are conducive to developing competencies in writing. Another important aspect is that students need to build resilience processes in order to face up to challenges at school and in life. We consider that the process of building resilience will impact students' lives with results in their performance at school, including writing. This research is inserted in a period of the syndemic associated with Covid-19. During this period, in addition to the health crisis, we saw the worsening of social, economic, and psychological problems. In order to continue classes, teaching by means of digital technologies was implemented in several countries. Our objective was to implement and analyze the impact of using the Hybrid Technical Pedagogical Device (HTPD) in building resilience processes as well as in developing competencies in writing in students at a public school in the outskirts of a city in Northeast Brazil. This pedagogical device was initially implemented in France in the training of primary school teachers. In this research, the theoretical framework used is multidisciplinary, since the complexity of its object of study does not allow the use of concepts from a solitary disciplinary field. Thus, we address resilience, the development of competencies in writing, the Theory of Conceptual Fields, and the use of HTPD. From a methodological point of view, to analyze the impact of HTPD, we selected thirteen students from a seventh grade class at a municipal public school in the city of Recife. This research took place in a syndemic context in which classes had to be held remotely. This is an action research, in which the researcher is also the teacher of the students who participated in this study. To analyze the construction of resilience processes, ten elements that individually promote this process were considered. To analyze the development of competencies in writing, seven elements relevant to the development of these competencies were considered. Each element is already an indicator of the development of competencies in writing. The results indicated that resilience processes were built, and that competencies in writing were developed. The HTPD also worked as a resilience tutor. We observed how the classes of situations of the students' textual productions widened the concepts of overcoming difficulties; how the disciplinary fields of resilience and writing contributed to the data analysis; and how the use of the HTPD favored the connection between the school context and the out-of-school context. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8049634330538022 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Paula Virgínia Chaves Cabral Andrade.pdf | 14,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons