Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59926

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro-
dc.contributor.authorTORQUATO, Ana Karoline de Barros-
dc.date.accessioned2025-01-22T12:18:14Z-
dc.date.available2025-01-22T12:18:14Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationTORQUATO, Ana Karoline de Barros. A capacidade de desenho pedagógico em argumentação para um ensino reflexivo. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59926-
dc.description.abstractCom a finalidade de corroborar com as reflexões acerca da formação docente, realizamos a presente pesquisa que possui como objetivo geral analisar o potencial para ensino da argumentação e desenvolvimento da capacidade de desenho pedagógico argumentativo de um curso elaborado para formação de professores. E como objetivos específicos, elaborar um curso de argumentação voltado para o desenvolvimento de habilidades argumentativas e capacidade de design pedagógico argumentativo e descrever e analisar o processo de elaboração do curso; identificar os objetivos de cada parte do curso na construção de um caminho para a formação de professores aptos a trabalharem com argumentação na educação; investigar a potencialidade do curso para o ensino da argumentação e desenvolvimento da capacidade de desenho pedagógico argumentativo; e reelaborar o curso por meio da análise das respostas das rubricas dos experts em argumentação e dos possíveis usuários. Para tanto foi necessário que aprofundássemos nossos conhecimentos acerca da Argumentação como possibilidade de estratégia pedagógica, assim como dos conceitos de Capacidade de Desenho Pedagógico (PDC) e Capacidade de Desenho Pedagógico em Argumentação (PDCA), haja vista que nos propomos a pensar um curso que contemplasse a compreensão de tais conceitos e o desenvolvimento destas habilidades. Nosso percurso metodológico se deu principalmente pela busca de pesquisas que nos fornecessem embasamento teórico para compreendermos melhor as possibilidades de desenho que o nosso curso poderia vir a tomar, porém, acreditamos que estas serviram muito mais para nos apoiar em sua estrutura teórica do que em relação ao formato do curso propriamente dito, uma vez que não foram encontrados trabalhos com formato semelhante ao da proposta por nós elaborada. Para o progresso e concretização do nosso percurso nos foi demandado um processo reflexivo e criativo, no qual tivemos que pensar em cada módulo e etapa a serem trabalhados no curso, e a razão de ser de cada um deles. Quer dizer, ao desenvolvermos um curso cujo objetivo é de colaborar na fomentação da capacidade de desenho pedagógico argumentativo de professores, se fez imprescindível que colocássemos em desenvolvimento as nossas próprias habilidades de desenhar uma estratégia pedagógica. Por fim, ao realizarmos a etapa de validação do curso, que se deu por meio de rubricas, uma destinada para experts em Argumentação, outra para possíveis usuários, observamos a necessidade em incluir algumas modificações naquilo que já havíamos produzido, dando origem a uma segunda versão do curso. Vale ressaltar que algumas das alterações sugeridas não puderam ser incorporadas devido a questões relacionadas ao tempo de conclusão deste estudo, o que nos leva a pensar na possibilidade de uma terceira versão do curso, a ser desenvolvida em futuras pesquisas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCapacidade de desenho pedagógicopt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.titleA capacidade de desenho pedagógico em argumentação para um ensino reflexivopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5001571626531956pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679679566313969pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxIn order to corroborate the reflections on teacher training, we conducted this research whose general objective is to analyze the potential for teaching argumentation and developing the capacity for argumentative pedagogical design of a course designed for teacher training. And as specific objectives, to develop an argumentation course focused on the development of argumentative skills and argumentative pedagogical design capacity; to describe and analyze the process of developing the course, identifying the objectives of each part of the course in building a path for the training of teachers capable of working with argumentation in education; to investigate the potential of the course for teaching argumentation and developing the capacity for argumentative pedagogical design based on a validation process through rubrics aimed at argumentation experts and potential users; and to redesign the course based on the analysis of the responses to the rubrics and the suggestions received. To this end, we needed to deepen our knowledge about Argumentation as a possible pedagogical strategy, as well as the concepts of Pedagogical Design Capacity (PDC) and Pedagogical Design Capacity in Argumentation (PDCA), given that we proposed to design a course that would include the understanding of such concepts and the development of these skills. Our methodological approach was mainly based on the search for research that would provide us with a theoretical basis to better understand the design possibilities that our course could take. However, we believe that these studies served much more to support us in its theoretical structure than in relation to the format of the course itself, since no studies with a format similar to the one we developed were found. In order to progress and complete our path, a reflective and creative process was required, in which we had to think about each module and stage to be worked on in the course, and the reason for each of them. In other words, when we developed a course whose objective is to help foster teachers' argumentative pedagogical design skills, it was essential that we develop our own skills in designing a pedagogical strategy. Finally, when we carried out the validation stage of the course, which was done through rubrics, one intended for Argumentation experts and the other for potential users, we noticed the need to include some modifications to what we had already produced, giving rise to a second version of the course. It is worth mentioning that some of the suggested changes could not be incorporated due to issues related to the time required to complete this study, which leads us to consider the possibility of a third version of the course, to be developed in future research.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Karoline de Barros Torquato.pdf4,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons