Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59927

Compartilhe esta página

Título: Resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): GONÇALVES, Cassiana Maria dos Santos
Palavras-chave: EJA; Matemática; Metodologias Ativas; ABP
Data do documento: 7-Mar-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GONÇALVES, Cassiana Maria dos Santos. Resolução de problemas como estratégia didática para o ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O objetivo da experiência gerada no cotidiano de uma sala de aula deve ser contribuir para a transformação social, baseando-se em ações comprometidas com o envolvimento dos alunos na construção de uma sociedade mais justa e relações mais igualitárias. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentam dificuldades como preconceito, exclusão social, discriminação, vergonha, além das suas próprias atribuições de vida diária, de forma que o professor EJA possui um papel de extrema importância para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira eficaz. O uso de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), contribui para garantir uma aprendizagem mais significativa, com o aluno sendo protagonista nesse processo. Compreender as contribuições da ABP para o processo de ensino-aprendizagem das operações básicas de matemática, na EJA. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, envolvendo cinco alunos da terceira fase da EJA, de uma escola da rede municipal de ensino do município de Santa Cruz da Baixa Verde, no estado de Pernambuco. Utilizou-se um questionário abordando o conteúdo contextualizado, além de observação participante da ABP, anotações, fotografias e gravações de áudios por parte da pesquisadora durante a aplicação de cada etapa das intervenções. Observou-se, com a aplicação do questionário, que a maioria dos alunos apresenta dificuldades com a matemática ensinada na escola, como desafio para a compreensão dos alunos. A maioria dos alunos afirmou que não sabia as operações básicas e não gostavam da disciplina. Percebeu-se a dificuldade dos participantes na leitura e interpretação das questões, com baixa porcentagem de acertos na maioria delas. Após a utilização da ABP, através do trabalho coletivo e da pesquisa, os alunos conseguiram avançar na mobilização dos conhecimentos básicos da matemática na solução de problemas. Após a vivência mostraram apropriação da linguagem favorecendo a interpretação dos questionamentos, mobilizaram e articularam os conhecimentos na elaboração de estratégias para a solução de problemas. Ademais, a utilização da ABP proporcionou um ganho significativo no processo de aprendizagem, além de influenciar na motivação e interesse dos alunos em aprender a matemática assim como proporcionou maior integração entre eles, favorecendo a troca de conhecimentos no grupo, levando a construção relevante de significado para as operações matemáticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59927
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Cassiana Maria dos Santos Gonçalves.pdf1,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons