Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59930

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Marcos Alexandre de Melo-
dc.contributor.authorBARROS, Maria Gerlaine de Melo-
dc.date.accessioned2025-01-22T12:48:15Z-
dc.date.available2025-01-22T12:48:15Z-
dc.date.issued2024-08-24-
dc.identifier.citationBARROS, Maria Gerlaine de Melo. Tecnologias digitais móveis na educação: um estudo de caso na Comunidade Quilombola Novo Horizonte, Alagoinha - PE. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59930-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como questão central responder quais os impactos proporcionados com o uso dos dispositivos digitais móveis, na prática docente do ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos nas comunidades quilombolas? O objetivo geral analisou as possibilidades e desafios da aprendizagem mediada por tecnologia digital móvel (Mobile Learning) nas aulas de ciências, dentro do contexto sociocultural dos Estudantes Jovens e Adultos remanescentes de quilombos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com resultados analisados conforme o referencial teórico de Morais (2019). A metodologia configurada como um estudo de caso e narrativa (Amado, 2017). Os dados foram coletados por meio da entrevistada semiestruturada, realizada com uma professora de ciências atuante na EJA quilombola, e forneceu percepções importantes para a análise da referida questão problema. Este estudo articula o Mobile Learning com a Educação Escolar Quilombola, focando especificamente no público da EJA e considerando os aspectos da escola investigada na Comunidade Quilombola Novo Horizonte, no Povoado do Campo do Magé, em Alagoinha-PE. A pesquisa se fundamenta nas contribuições teóricas de autores como Traxler (2005, 2019, 2020); Sharples, Taylor e Vavoula (2022); Souza (2006); Nóvoa (1992, 2021, 2022); Mignolo (2017); Molina (2021); e Sasseron (2022), que permitem refletir e questionar o papel histórico e social atribuído aos povos negros, incluindo os quilombolas. A analise dos dados evidenciaram falta de acesso à internet, limitando o uso de tecnologias digitais móveis na prática docente de ciências das escolas quilombolas. A ausência de profissionais quilombolas na escola também revela desafios na valorização das culturas locais. Durante o cenário pandemico da Covid-19, o uso do celular foi essencial para manter o ensino, embora com limitações. Os relatos da docente participante revelaram que a prática docente na EJA quilombola ainda carece de integração com tecnologias digitais, estando distante da almejada decolonialidade digital.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMobile learningpt_BR
dc.subjectEJA quilombolapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleTecnologias digitais móveis na educação : um estudo de caso na Comunidade Quilombola Novo Horizonte, Alagoinha - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6025307429808752pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8046533153531261pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe central question of this research was to answer what are the impacts provided by the use of mobile digital devices in the teaching practice of Science in Youth and Adult Education in quilombola communities? The general objective was to analyze the possibilities and challenges of learning mediated by mobile digital technology (Mobile Learning) in science classes, within the sociocultural context of Young and Adult Students remaining from quilombos. Data collection was carried out through semi- structured interviews, with results analyzed according to the theoretical framework of Morais (2019). The methodology configured as a case study and narrative (Amado, 2017). Data were collected through semi-structured interviews, carried out with a science teacher working in quilombola EJA, and provided important insights for the analysis of the aforementioned problem question. This study articulates Mobile Learning with Quilombola School Education, focusing specifically on the EJA audience and considering the aspects of the school investigated in the Novo Horizonte Quilombola Community, in the Campo do Magé Village, in Alagoinha-PE. The research is based on the theoretical contributions of authors such as Traxler (2005, 2019, 2020); Sharples, Taylor and Vavoula (2022); Souza (2006); Nóvoa (1992, 2021, 2022); Mignolo (2017); Molina (2021); and Sasseron (2022), which allow us to reflect and question the historical and social role attributed to black people, including quilombolas. The analysis of the data showed a lack of access to the internet, limiting the use of mobile digital technologies in the teaching practice of science in quilombola schools. The absence of quilombola professionals in the school also reveals challenges in valuing local cultures. During the Covid-19 pandemic scenario, the use of cell phones was essential to maintain teaching, although with limitations. The reports of the participating teacher revealed that the teaching practice in quilombola EJA still lacks integration with digital technologies, being far from the desired digital decoloniality.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Gerlaine de Melo Barros.pdf1,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons