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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59941
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Magna do Carmo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Lyvia Gabrielle da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-22T14:46:45Z | - |
dc.date.available | 2025-01-22T14:46:45Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Lyvia Gabrielle da. Avaliação da leitura em duas coleções de alfabetização aprovadas no PNLD 2019 e no PNLD 2023. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59941 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como foco compreender como duas coleções do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) 2019 e 20223 orientam quanto à avaliação da leitura no Ciclo de Alfabetização. Buscamos mapear os estudos que fazem relação entre alfabetização, avaliação, leitura e livro didático bem como suas contribuições e pesquisas que tratam da temática ou de temáticas relacionadas; identificar a concepção de leitura e avaliação presente em duas coleções no PNLD 2019 e no PNLD 2023; e, por fim, verificar a relação entre as propostas avaliativas da leitura presentes em duas coleções do LD (Livro Didático) aprovadas no PNLD 2019 e no PNLD 2023. Como procedimentos metodológicos realizamos: análise documental de dois manuais do professor e dos livros didático aprovados no PNLD 2019 e PNLD 2023. O mapeamento dos estudos relacionados a alfabetização, avaliação, leitura, livro didático e PNLD indicou que poucos trabalhos apresentam foco em orientar o processo de avaliação da leitura nos livros didáticos de língua portuguesa de alfabetização. A análise dos documentos indicou que na BNCC a concepção de leitura vai além da decodificação de letras e palavras, ela enfatiza a compreensão, interpretação e reflexão sobre textos diversos bem como o desenvolvimento do senso crítico e autonomia do aluno. Em relação à avaliação da leitura, a BNCC traz em seu texto algumas estratégias deleitura que devem ser ensinadas e trabalhadas, de modo que os alunos possam desenvolvercapacidades de leitura ao longo dos cinco primeiros anos do EF, dentro do componentecurricular Língua Portuguesa. Além de não reconhecer que o 3o ano do EF seria mais umperíodo próprio da alfabetização, há uma tendência a reduzir a alfabetização a uma técnica deensino baseada na relação codificação e decodificação. As Coleções aprovadas no PNLD 2023 tiveram como base a PNA cujo foco era a adoção de métodos fônicos como base para o ensino da leitura, priorizando o reconhecimento das correspondências entre letras e sons bem como a aplicação desses conhecimentos na decodificação de palavras e textos. Em relação a avaliação da leitura, a PNA tende a orientar as Coleções didáticas a avaliarem a leitura por testes padronizados e instrumentos de medida quantitativa, buscando verificar o desempenho dos alunos em habilidades específicas como a identificação de palavras, fluência na leitura oral e a compreensão de textos, baseando-se em resultados imediatos e mensuráveis, priorizando a eficácia do processo de alfabetização. As coleções didáticas analisadas foram Aprender Juntos – Língua Portuguesa e Ápis – Língua Portuguesa. Em linhas gerais, as Coleções aprovadas no PNLD 2019, com base na BNCC, possuem concepção de leitura tomada por um sentido mais amplo e não somente ao texto escrito, ou seja, vinculada a uma abordagem integral. Em relação às propostas avaliativas da leitura presentes nestas coleções do PNLD 2019 e PNLD 2023, identificamos poucas atividades com foco avaliativo na leitura, tendo-se um foco maior em atividades para o desenvolvimento da fluência como orienta a PNA em relação à compreensão leitora como orienta a BNCC. Em relação as formas de integração entre ensino e avaliação, orientação quanto ao planejamento, proposição de instrumentos e procedimentos de avaliação, tratamento do erro, intervenções e registro do erro e aprendizagem destacamos que ambas as Coleções apresentaram poucos elementos que pudessem subsidiar o professor no seu processo avaliativo da leitura. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.title | Avaliação da leitura em duas coleções de alfabetização aprovadas no PNLD 2019 e no PNLD 2023 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8930752357005754 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1498938229208458 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research was focused on understanding how two collections from the PNLD (National Textbook Program) 2019 and 2023 guide the assessment of reading in the Literacy Cycle. We seek to map studies that relate literacy, assessment, reading and textbooks, as well as their contributions and research that deal with the topic or related topics; identify the conception of reading and evaluation present in two collections, in PNLD 2019 and PNLD 2023; and, finally, verify the relationship between the reading evaluation proposals present in two collections of the LD (Textbook) approved in PNLD 2019 and PNLD 2023. As methodological procedures we carried out: documentary analysis of two teacher manuals and approved textbooks in PNLD 2019 and PNLD 2023. The mapping of studies related to literacy, assessment, reading, textbooks and PNLD indicated that few works focus on guiding the reading assessment process in Portuguese language literacy textbooks. The analysis of the documents indicated that at BNCC the concept of reading goes beyond the decoding of letters and words; it emphasizes understanding, interpretation and reflection on different texts as well as the development of the student's critical sense and autonomy. In relation to reading assessment, the BNCC contains in its text some reading strategies that must be taught and worked on, so that students can develop reading skills throughout the first five years of EF, within the Portuguese Language curricular component. In addition to not recognizing that the 3rd year of PE would be another period for literacy, there is a tendency to reduce literacy to a teaching technique based on the relationship between coding and decoding. The Collections approved in PNLD 2023 were based on the PNA whose focus was the adoption of phonic methods as a basis for teaching reading, prioritizing the recognition of correspondences between letters and sounds as well as the application of this knowledge in decoding words and texts. In relation to reading assessment, the PNA tends to guide didactic collections to assess reading using standardized tests and quantitative measurement instruments, seeking to verify students' performance in specific skills such as word identification, fluency both in oral reading and comprehension of texts, based on immediate and measurable results, prioritizing the effectiveness of the literacy process. The teaching collections analyzed were Aprender Juntos – Língua Portuguesa and Ápis – Língua Portuguesa. In general terms, the Collections approved in the PNLD 2019, based on the BNCC, have a conception of reading taken in a broader sense and not just the written text, that is, linked to an integral approach. In relation to the reading assessment proposals present in these PNLD 2019 and PNLD 2023 collections, we identified few activities with an assessment focus on reading, with a greater focus on activities for the development of fluency as guided by the PNA in relation to reading comprehension as advised the BNCC. Regarding the forms of integration between teaching and assessment, guidance regarding planning, proposal of assessment instruments and procedures, error treatment, interventions and recording of error and learning, we highlight that both Collections presented few elements that could support the teacher in their reading evaluation process. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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