Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59951

Compartilhe esta página

Título: Neoliberalismo nas políticas públicas de permanência: uma análise da percepção dos estudantes acerca dos estágios não obrigatórios para garantia da sobrevivência no curso de Pedagogia da UFPE.
Autor(es): REGIS, Sergio
Palavras-chave: Desafios estudantis; Políticas públicas; Influências socioculturais
Data do documento: 8-Out-2024
Citação: REGIS, Sergio. NEOLIBERALISMO NAS POLITICAS PÚBLICAS DE PERMANENCIA: uma análise da percepção dos estudantes acerca dos estágios não obrigatórios para garantia da sobrevivência no curso de Pedagogia da UFPE. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso(Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta pesquisa investigou o impacto das políticas públicas de permanência estudantil, utilizando uma abordagem qualitativa. Foi aplicado um formulário a 16 estudantes do curso de graduação em Pedagogia do Centro de Educação (CE). Os dados coletados foram analisados com base na análise de conteúdo, demonstrando o impacto dessas políticas, assim como as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Os resultados evidenciaram a dificuldade de conciliar as atividades acadêmicas com as atividades remuneradas. Conclui-se que o ensino superior sofre ações neoliberais de desvalorização do ensino público superior. Recomenda-se que futuras pesquisas aprofundem a análise das condições impostas que geram essas problemáticas na vida dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59951
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons