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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59968

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal-
dc.contributor.authorSILVA, Anna Carolliny da-
dc.date.accessioned2025-01-23T14:55:46Z-
dc.date.available2025-01-23T14:55:46Z-
dc.date.issued2024-07-23-
dc.identifier.citationSILVA, Anna Carolliny da. Tutoria de resiliência e educação inclusiva: um olhar através da perspectiva do(a) professor(a) de Ciências e Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59968-
dc.description.abstractA temática da Resiliência e Educação Inclusiva oferece uma rica e necessária discussão no que tange à defesa ao acesso à Educação de qualidade para todos(as), independente da condição física, econômica, social e/ou cultural. A Tutoria de Resiliência representa um apoio afetivo oferecido por alguém a uma outra pessoa que vivencia momentos difíceis em sua vida, sendo ela um importante diferencial para o desenvolvimento deste. Ao relacionarmos o estudo da Tutoria de Resiliência Docente às discussões voltadas à Educação Inclusiva, estamos certos de que é possível compreender a relevância desse processo e os debates frente aos desafios que os(as) alunos(as) com deficiência enfrentam na luta diária pelo direito a uma Educação de qualidade. Diante disso, nossa pesquisa propôs uma investigação cujo objetivo geral foi: Analisar, através da perspectiva dos(as) professores(as), a importância da Tutoria de Resiliência em relação à Inclusão do(a) aluno(a), com deficiência. Teve como objetivos específicos: Verificar, a partir dos relatos dos(as) professores(as), a existência de uma postura de Tutoria de Resiliência em relação à Inclusão de alunos(as) com deficiência e Identificar aspectos de Tutoria de Resiliência do(a) professor(a) na vivência da sala de aula, a partir da relação entre ele(a) e o(a) aluno(a) com deficiência. Inicialmente, contamos com a participação de dez professores(as) de Ciências e Matemática que possuíam em suas turmas alunos(as) com deficiência, reduzindo esse quantitativo para apenas quatro, no intuito de aprofundamento e verticalização dos achados. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário fechado, uma Entrevista Semiestruturada e, por fim, a Observação Não Participante, tendo como suporte o Diário de Campo. Para análise dos dados, utilizamos a Análise do Conteúdo de Bardin (1977). Nossos achados constataram que o afeto, o diálogo e a confiança são características cruciais nos processos de Tutoria de Resiliência, fazendo toda a diferença na formação dos(as) alunos(as) com deficiência, por meio da relação professor (a) e aluno (a) com deficiência. Com relação ao nosso primeiro objetivo específico, verificamos a partir dos relatos dos participantes a existência da Tutoria de Resiliência. Também identificamos na prática de todos(as) o estabelecimento da mesma na relação professor (a) e aluno (a) com deficiência, alcançando assim nosso segundo objetivo específico. Entretanto, ao observarmos a prática de nossos (as) participantes, infelizmente não visualizamos de fato o processo Inclusivo, mas sim, Integrativo. De acordo com nossas observações, podemos assegurar que devido a uma falha do Sistema Educacional, a integração ocupa um maior espaço nos ambientes educativos, tornando-se esse um grande desafio da nossa Educação atualmente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTutoria de Resiliênciapt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectRelação professor(a) e aluno(a) com Deficiênciapt_BR
dc.titleTutoria de resiliência e educação inclusiva : um olhar através da perspectiva do(a) professor(a) de Ciências e Matemática dos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1307512105057621pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6290932776785382pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe theme of Resilience and Inclusive Education offers a rich and necessary discussion regarding the defense of access to quality Education for all, regardless of physical, economic, social and/or cultural condition. Resilience Tutoring represents emotional support offered by someone to another person who is experiencing difficult times in their life, making it an important differentiator for their development. By relating the study of Teacher Resilience Mentoring to discussions focused on Inclusive Education, we are certain that it is possible to understand the relevance of this process and the debates facing the challenges that students with disabilities face in the daily fight for the right to quality education. Given this, our research proposed an investigation whose general objective was: To analyze, through the perspective of teachers, the importance of Resilience Tutoring in relation to the Inclusion of students with disabilities, having as specific objectives: Verify, based on the teachers' reports, the existence of a Resilience Tutoring stance in relation to the Inclusion of students with disabilities and Identify aspects of the teacher's Resilience Tutoring (a) in the classroom experience, based on the relationship between them and the student with disabilities. Our research was characterized as basic, exploratory, qualitative and Case Study. Initially, we had the participation of ten Science and Mathematics teachers, who had students with disabilities in their classes, reducing this number to just four, with the aim of deepening and verticalizing the findings. As a data collection instrument, we used a closed questionnaire, a Semi-structured Interview and, finally, Non-Participant Observation, supported by the Field Diary. To analyze the data, we used Bardin's Content Analysis (1977). Our findings found that affection, dialogue and trust are crucial characteristics in Resilience Tutoring processes, making all the difference in the training of students with disabilities, through the teacher and student relationship ( a) with disabilities.Regarding our first specific objective, we verified the existence of Resilience Tutoring from the participants' reports. We also identified in everyone's practice the establishment of the same relationship between teacher and student with disabilities, thus achieving our second specific objective. However, when observing the practice of our participants, unfortunately we do not actually see the Inclusive process, but rather the Integrative one. According to our observations, we can assure that due to a failure in the Educational System, integration occupies a greater space in educational environments, making this a major challenge in our Education today.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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