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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59977

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Patrícia Smith-
dc.contributor.authorANDRADE, Maria José de Lima Silva-
dc.date.accessioned2025-01-23T16:09:27Z-
dc.date.available2025-01-23T16:09:27Z-
dc.date.issued2024-06-13-
dc.identifier.citationANDRADE, Maria José de Lima Silva. Níveis de apropriação tecnológica após o contexto pandêmico: o caso dos licenciandos do IFPE - Campus Vitória à luz das categorias do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59977-
dc.description.abstractO uso das tecnologias digitais teve um aumento significativo no ano de 2020 por causa da pandemia de Covid-19, quando os docentes precisaram se apropriar desses recursos na prática educacional, mesmo sem formação específica. Ao mesmo tempo, pesquisadores nacionais e internacionais têm desenvolvido matrizes de competências digitais que são esperadas dos docentes, através de análises dos níveis de apropriação tecnológica, como as que têm sido propostas pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Assim, surge o seguinte questionamento desta pesquisa: Quais níveis de apropriação tecnológica os licenciandos dos últimos períodos do curso de Licenciatura em Química do IFPE - Campus Vitória, têm desenvolvido para utilização das TDICs na prática docente após o contexto pandêmico? Este curso de Licenciatura é o único curso de formação docente no Instituto Federal de Pernambuco, da região de Vitória de Santo Antão/PE). O objetivo geral da pesquisa foi analisar os níveis de apropriação tecnológica dos licenciandos dos últimos períodos do curso de Química do IFPE/Campus Vitória. E os objetivos específicos: (1) Identificar os níveis de apropriação tecnológica dos licenciandos dos últimos períodos do curso de Química do IFPE - Campus Vitória; (2) Comparar os níveis de apropriação tecnológica identificados na presente pesquisa com os níveis de apropriação tecnológica descritos na literatura antes e após o contexto pandêmico; e (3) Descrever as fragilidades dos licenciandos na utilização das TDICs no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa de condição exploratória e descritiva, tendo como principal referencial teórico a matriz curricular do Centro de Inovação para Educação Brasileira- CIEB (2019). Como instrumento de coletas de dados foi realizado um questionário piloto, análises documentais e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da abordagem de análise de conteúdo (Moraes, 1999). Após a realização da análise dos dados foi possível concluir que a maioria dos licenciandos participantes utilizam as TDICs pontualmente em suas atividades e identifica as tecnologias como apoio ao ensino. Desta forma, apresentam o nível de apropriação tecnológica caracterizado como “Familiarização” segundo os critérios do CIEB. Assim, ressalta-se a importância de estratégias de desenvolvimento profissional voltadas para uma integração mais ampla e eficaz das TDICs no contexto educacional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.subjectCenário pós-pandêmicopt_BR
dc.subjectCultura de inovaçãopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleNíveis de apropriação tecnológica após o contexto pandêmico : o caso dos licenciandos do IFPE - Campus Vitória à luz das categorias do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1251254280219631pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2517625255352224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe use of digital technologies saw a significant increase in 2020 due to the Covid-19 pandemic, forcing educators to integrate these resources into their teaching practices without specific training. Concurrently, both national and international researchers have developed digital competency frameworks expected of educators, analyzing levels of technological appropriation, such as those proposed by the Brazilian Innovation Center for Education (CIEB). This research investigates the following question: What levels of technological appropriation have final-year Chemistry Education undergraduates at IFPE - Campus Vitória developed for using digital information and communication technologies (TDICs) in their teaching practices post- pandemic? This Chemistry Education program is the only teacher education course at the Federal Institute of Pernambuco in the Vitória de Santo Antão region. The general objective was to analyze the technological appropriation levels of final-year Chemistry Education undergraduates at IFPE/Campus Vitória. The specific objectives were: (1) To identify the technological appropriation levels of final-year Chemistry Education undergraduates at IFPE - Campus Vitória; (2) To compare the technological appropriation levels identified in this research with those described in the literature before and after the pandemic; and (3) To describe the weaknesses of the undergraduates in using TDICs in the teaching and learning process. This qualitative research has an exploratory and descriptive approach, using the curricular framework of the Brazilian Innovation Center for Education (CIEB, 2019) as its main theoretical reference. Data collection tools included a pilot questionnaire, document analysis, and semi-structured interviews. Data analysis was conducted using content analysis (Moraes, 1999). The analysis revealed that most participating undergraduates use TDICs sporadically in their activities and view technologies as teaching support. Therefore, they demonstrate a level of technological appropriation characterized as "Familiarization" according to CIEB criteria. This underscores the importance of professional development strategies aimed at broader and more effective integration of TDICs in the educational context.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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