Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59977

Compartilhe esta página

Título: Níveis de apropriação tecnológica após o contexto pandêmico : o caso dos licenciandos do IFPE - Campus Vitória à luz das categorias do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB)
Autor(es): ANDRADE, Maria José de Lima Silva
Palavras-chave: Formação inicial; TDICs; Cenário pós-pandêmico; Cultura de inovação; Ensino superior
Data do documento: 13-Jun-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ANDRADE, Maria José de Lima Silva. Níveis de apropriação tecnológica após o contexto pandêmico: o caso dos licenciandos do IFPE - Campus Vitória à luz das categorias do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2024.
Abstract: O uso das tecnologias digitais teve um aumento significativo no ano de 2020 por causa da pandemia de Covid-19, quando os docentes precisaram se apropriar desses recursos na prática educacional, mesmo sem formação específica. Ao mesmo tempo, pesquisadores nacionais e internacionais têm desenvolvido matrizes de competências digitais que são esperadas dos docentes, através de análises dos níveis de apropriação tecnológica, como as que têm sido propostas pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Assim, surge o seguinte questionamento desta pesquisa: Quais níveis de apropriação tecnológica os licenciandos dos últimos períodos do curso de Licenciatura em Química do IFPE - Campus Vitória, têm desenvolvido para utilização das TDICs na prática docente após o contexto pandêmico? Este curso de Licenciatura é o único curso de formação docente no Instituto Federal de Pernambuco, da região de Vitória de Santo Antão/PE). O objetivo geral da pesquisa foi analisar os níveis de apropriação tecnológica dos licenciandos dos últimos períodos do curso de Química do IFPE/Campus Vitória. E os objetivos específicos: (1) Identificar os níveis de apropriação tecnológica dos licenciandos dos últimos períodos do curso de Química do IFPE - Campus Vitória; (2) Comparar os níveis de apropriação tecnológica identificados na presente pesquisa com os níveis de apropriação tecnológica descritos na literatura antes e após o contexto pandêmico; e (3) Descrever as fragilidades dos licenciandos na utilização das TDICs no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa de condição exploratória e descritiva, tendo como principal referencial teórico a matriz curricular do Centro de Inovação para Educação Brasileira- CIEB (2019). Como instrumento de coletas de dados foi realizado um questionário piloto, análises documentais e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da abordagem de análise de conteúdo (Moraes, 1999). Após a realização da análise dos dados foi possível concluir que a maioria dos licenciandos participantes utilizam as TDICs pontualmente em suas atividades e identifica as tecnologias como apoio ao ensino. Desta forma, apresentam o nível de apropriação tecnológica caracterizado como “Familiarização” segundo os critérios do CIEB. Assim, ressalta-se a importância de estratégias de desenvolvimento profissional voltadas para uma integração mais ampla e eficaz das TDICs no contexto educacional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59977
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria José de Lima Silva Andrade.pdf1,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons