Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59999

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorBARBOSA, Kattylinne de Melo-
dc.date.accessioned2025-01-24T14:08:06Z-
dc.date.available2025-01-24T14:08:06Z-
dc.date.issued2024-11-19-
dc.identifier.citationBARBOSA, Kattylinne de Melo. Hierarquização de indicadores de desempenho aplicáveis ao transporte de carga das hidrovias brasileiras interiores visando o desenvolvimento sustentável. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59999-
dc.description.abstractO propósito desta tese é hierarquizar indicadores de desempenho relevantes para o transporte de carga nas hidrovias brasileiras interiores com ênfase no desenvolvimento sustentável. Para atingir esse objetivo, foram adotadas as seguintes estratégias metodológicas: coleta de dados sobre o cenário hidroviário global e brasileiro, incluindo sua participação na matriz de transportes do país; identificação dos indicadores mais significativos e impactantes para o transporte de carga por vias navegáveis, com foco na sustentabilidade; validação dos indicadores escolhidos por meio de pesquisa com especialistas, aplicação do Método de Apoio à Decisão AHP e análise estatística básica em planilha eletrônica; e evidenciação de que o transporte hidroviário representa a opção mais sustentável e eficiente para reduzir os custos logísticos no Brasil. A pesquisa hierarquizou indicadores de desempenho para o transporte de carga nas hidrovias brasileiras interiores, com foco no desenvolvimento sustentável. Utilizando o Método de Apoio à Decisão AHP, especialistas validaram indicadores por meio de pesquisa e análise estatística em planilha eletrônica. A coesão entre especialistas foi destacada, com uma Razão de Consistência de 7,66%, satisfazendo o estabelecido pelo método AHP. Houve ênfase em questões ambientais, evidenciada principalmente pelo peso atribuído ao indicador global "Meio Ambiente". O indicadores globais relativos a Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Portos, tiveram destaque frente aos demais indicadores. Já em relação aos indicadores específicos, o indicador Qualidade da Água e a Emissão de Poluentes no ar, foram identificados como os indicadores mais relevantes entre os 26 indicadores propostos, enfatizando a importância da sustentabilidade ambiental, econômica e social nas hidrovias interiores. Essa constatação alinha-se com as preocupações ambientais destacadas pela ONU por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A interrupção da navegação por fatores climáticos ou acidentes, causa atrasos significativos, afetando principalmente a cadeia de suprimentos e a economia, assim como a indisponibilidade da hidrovia pode levar a rotas alternativas menos eficientes, mais extensas e mais caras, aumentando os custos e impactando o meio ambiente. A pesquisa enfatiza ainda a segurança e estabilidade oferecidas pelas hidrovias quando disponíveis, além de abordar a importância da redução de emissões de poluentes visando a sustentabilidade. O volume de carga transportada, a qualidade da água e a preocupação com roubos são destacados também como aspectos relevantes e importantes. O estudo conclui que a hierarquização desses indicadores pode impulsionar a eficiência operacional, a sustentabilidade ambiental, a viabilidade econômico- financeira, a segurança e confiabilidade, assim como a colaboração e o engajamento, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do transporte de carga nas hidrovias brasileiras interiores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransporte Hidroviário de cargapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectIndicadores de desempenhopt_BR
dc.subjectAHPpt_BR
dc.titleHierarquização de indicadores de desempenho aplicáveis ao transporte de carga das hidrovias brasileiras interiores visando o desenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866191834407410pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191737269930161pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this thesis is to rank relevant performance indicators for freight transport in Brazilian inland waterways with an emphasis on sustainable development. To achieve this objective, the following methodological strategies were adopted: data collection on the global and Brazilian waterway scenarios, including their participation in the country's transport matrix; identification of the most significant and impactful indicators for freight transport by waterways, with a focus on sustainability; validation of the chosen indicators through expert surveys, application of the AHP Decision Support Method, and basic statistical analysis in a spreadsheet; and evidence that waterway transport represents the most sustainable and efficient option to reduce logistics costs in Brazil. The research ranked performance indicators for freight transport in Brazilian inland waterways, with a focus on sustainable development. Using the AHP Decision Support Method, experts validated the indicators through surveys and statistical analysis in a spreadsheet. The cohesion among specialists was highlighted, with a Consistency Ratio of 7.66%, satisfying the criteria established by the AHP method. There was an emphasis on environmental issues, mainly evidenced by the weight attributed to the global indicator "Environment." The global indicators related to Infrastructure, Economic Development, and Ports stood out compared to other indicators. As for specific indicators, the Water Quality indicator and Air Pollutants Emission were identified as the most relevant among the 26 proposed indicators, highlighting the importance of environmental, economic, and social sustainability in inland waterways. This finding aligns with the environmental concerns highlighted by the UN through the Sustainable Development Goals of the 2030 Agenda. The interruption of navigation due to climatic factors or accidents causes significant delays, mainly affecting the supply chain and the economy, and the unavailability of the waterway can lead to less efficient, longer, and more expensive alternative routes, increasing costs and impacting the environment. The research also emphasizes the safety and stability offered by waterways when available, in addition to addressing the importance of reducing pollutant emissions to achieve sustainability. The volume of cargo transported, water quality, and concern with thefts are also highlighted as relevant and important aspects. The study concludes that ranking these indicators can boost operational efficiency, environmental sustainability, economic-financial viability, safety and reliability, as well as collaboration and engagement, contributing to the sustainable development of freight transport in Brazilian inland waterways.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Kattylinne de Melo Barbosa.pdf2,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons