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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59999

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Título: Hierarquização de indicadores de desempenho aplicáveis ao transporte de carga das hidrovias brasileiras interiores visando o desenvolvimento sustentável
Autor(es): BARBOSA, Kattylinne de Melo
Palavras-chave: Transporte Hidroviário de carga; Desenvolvimento Sustentável; Indicadores de desempenho; AHP
Data do documento: 19-Nov-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARBOSA, Kattylinne de Melo. Hierarquização de indicadores de desempenho aplicáveis ao transporte de carga das hidrovias brasileiras interiores visando o desenvolvimento sustentável. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O propósito desta tese é hierarquizar indicadores de desempenho relevantes para o transporte de carga nas hidrovias brasileiras interiores com ênfase no desenvolvimento sustentável. Para atingir esse objetivo, foram adotadas as seguintes estratégias metodológicas: coleta de dados sobre o cenário hidroviário global e brasileiro, incluindo sua participação na matriz de transportes do país; identificação dos indicadores mais significativos e impactantes para o transporte de carga por vias navegáveis, com foco na sustentabilidade; validação dos indicadores escolhidos por meio de pesquisa com especialistas, aplicação do Método de Apoio à Decisão AHP e análise estatística básica em planilha eletrônica; e evidenciação de que o transporte hidroviário representa a opção mais sustentável e eficiente para reduzir os custos logísticos no Brasil. A pesquisa hierarquizou indicadores de desempenho para o transporte de carga nas hidrovias brasileiras interiores, com foco no desenvolvimento sustentável. Utilizando o Método de Apoio à Decisão AHP, especialistas validaram indicadores por meio de pesquisa e análise estatística em planilha eletrônica. A coesão entre especialistas foi destacada, com uma Razão de Consistência de 7,66%, satisfazendo o estabelecido pelo método AHP. Houve ênfase em questões ambientais, evidenciada principalmente pelo peso atribuído ao indicador global "Meio Ambiente". O indicadores globais relativos a Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Portos, tiveram destaque frente aos demais indicadores. Já em relação aos indicadores específicos, o indicador Qualidade da Água e a Emissão de Poluentes no ar, foram identificados como os indicadores mais relevantes entre os 26 indicadores propostos, enfatizando a importância da sustentabilidade ambiental, econômica e social nas hidrovias interiores. Essa constatação alinha-se com as preocupações ambientais destacadas pela ONU por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. A interrupção da navegação por fatores climáticos ou acidentes, causa atrasos significativos, afetando principalmente a cadeia de suprimentos e a economia, assim como a indisponibilidade da hidrovia pode levar a rotas alternativas menos eficientes, mais extensas e mais caras, aumentando os custos e impactando o meio ambiente. A pesquisa enfatiza ainda a segurança e estabilidade oferecidas pelas hidrovias quando disponíveis, além de abordar a importância da redução de emissões de poluentes visando a sustentabilidade. O volume de carga transportada, a qualidade da água e a preocupação com roubos são destacados também como aspectos relevantes e importantes. O estudo conclui que a hierarquização desses indicadores pode impulsionar a eficiência operacional, a sustentabilidade ambiental, a viabilidade econômico- financeira, a segurança e confiabilidade, assim como a colaboração e o engajamento, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do transporte de carga nas hidrovias brasileiras interiores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59999
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

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