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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60000

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Maurício Oliveira de-
dc.contributor.authorCONSULIN, Ricardo Fernandes-
dc.date.accessioned2025-01-24T14:38:14Z-
dc.date.available2025-01-24T14:38:14Z-
dc.date.issued2024-09-11-
dc.identifier.citationCONSULIN, Ricardo Fernandes. Impactos da popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas viagens aéreas domésticas de negócios no Brasil. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60000-
dc.description.abstractDurante a pandemia do COVID-19, a sociedade acelerou a inovação em diversas áreas, antecipou tendências tecnológicas que se tornaram mais presentes no cotidiano das pessoas, como o aumento expressivo das compras virtuais, da digitalização dos processos, do crescimento do teletrabalho, da telemedicina e da intensificação do uso das videochamadas e das videoconferências. Entre as áreas mais afetadas está o setor aéreo, que foi quase paralisado em 2020, entretanto as transações das empresas continuaram a serem feitas independentemente da queda acentuada dos passageiros que viajavam a trabalho, sendo muitas atividades substituídas por meios virtuais. Apesar da volta gradativa da demanda aérea a níveis anteriores à pandemia, estudar como as condições impostas por ela afetaram os passageiros de negócios passa a ser uma importante informação para o setor privado para o desenvolvimento de estratégias de mercado. Dessa forma, o objetivo desta Tese é identificar e analisar os principais fatores que influenciaram as viagens aéreas domésticas de negócios no Brasil, depois da pandemia, com foco no uso crescente de ferramentas TIC, particularmente as videoconferências, considerando os perfis dos passageiros e das empresas. O estudo foi feito com passageiros do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que é o segundo mais movimentado do Brasil e que tem uma grande concentração de passageiros de negócios. Um modelo logit verificou que as variáveis mais importantes que influenciaram na quantidade de viagens realizadas foram: o número de viagens feitas anteriormente, o setor de mercado, as percepções dos passageiros sobre como a empresa lida com tópicos sobre a produtividade, bem- estar do funcionário, uso de videoconferências e compra de passagens aéreas. Esse conhecimento permitirá que as companhias aéreas aprimorem estratégias de marketing, vendam mais passagens aéreas e capturem clientes de nichos específicos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViagens aéreas de negóciospt_BR
dc.subjectTecnologia de Informação «e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectVideoconferênciapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleImpactos da popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas viagens aéreas domésticas de negócios no Brasilpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6408153505837197pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0093267389008960pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxDuring the COVID-19 pandemic, society accelerated innovation in several areas; it anticipated technological trends that became more present in people's daily lives, such as the significant increase in virtual purchases and the digitalization of processes, growth of telework and the telemedicine, the intensification of the use of video calls and videoconferences. Among the most affected areas is the airline industry, which was almost paralyzed in 2020. However, company transactions continued to be carried out regardless of the sharp drop in passengers traveling for work, with many activities being replaced by virtual means. Despite the gradual return of air demand to pre-pandemic levels, studying how the conditions imposed by it affected business passengers becomes important information for the private sector to develop market strategies. Therefore, the objective of this work is to identify and analyze the main factors that influenced domestic business air travel in Brazil after the pandemic, focusing on the increasing use of ICT tools, particularly videoconferences, considering the profiles of passengers and companies. The study will be carried out with passengers at Congonhas Airport in São Paulo, which is the busiest in Brazil and has a large concentration of business passengers. A logit model found that the most important variables that influenced the number of trips made were the number of trips made previously, the market sector, passengers’ perceptions of how the company deals with topics related to productivity, well-being of employee, use of videoconferences and purchase of airline tickets. This knowledge will allow airlines to improve marketing strategies, sell more airline tickets and capture niche customers.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia Civil

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