Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60017

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSARUBBO, Leonie Asfora-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Matheus Henrique Castanha-
dc.date.accessioned2025-01-24T16:02:45Z-
dc.date.available2025-01-24T16:02:45Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Matheus Henrique Castanha. Eficiência de combustão de um queimador a diesel utilizando H2. 2024. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60017-
dc.description.abstractO uso de combustíveis fósseis agrava a poluição ambiental, as mudanças climáticas e a crise energética. O hidrogênio é crucial na transição para uma economia de baixo carbono e para alcançar as metas de emissões líquidas zero de gases de efeito estufa. Sua combustão, livre de carbono, produz apenas água, reduzindo emissões de carbono em motores de combustão interna e melhorando a eficiência térmica. Para reduzir o consumo de óleo diesel na geração de energia elétrica industrial, estão sendo exploradas fontes alternativas de energia que sejam eficazes, rentáveis e operacionais, visando uma transição energética eficiente. Portanto, o objetivo deste trabalho é realizar o levantamento da eficiência de combustão de um motor de combustão interna à diesel (queimador) e realizar a mistura deste óleo com hidrogênio para constatar a possível melhoria da eficiência térmica do processo e da redução de gases do efeito estufa gerados pela reação química. Para obtenção destes dados foi construído o laboratório de processos termoquímicos e a eficiência térmica da combustão foi obtida através do balanço energético do sistema. Uma eficiência média de combustão do óleo diesel de 41,32% ± 4,4 e de 47,33% ± 6,15 para a mistura óleo diesel-H2 foram calculadas. Os gases de exaustão da queima do óleo diesel foram analisados e valores médios de emissões foram obtidos através do analisador de gases, dentre os gases analisados foram registradas as concentrações médias de 6,56 x 106 ppm de CO2, 43 ppm de NOX e 3,13 ppm de SO2, principais causadores do efeito estufa e chuva ácida. Também foi detectado 320 ppm de CxHy e <0,01 ppm para CO. As emissões da mistura produziram 6,5% menos NOx e 13000 ppm a menos de CO2. O software Aspen Plus foi capaz de simular um cenário em que maiores vazões de combustíveis fossem utilizadas, revelando elevadas temperaturas para os gases de exaustão e indicando quais variáveis influenciam de forma mais significativa na produção de energia na forma de calor. De acordo com a literatura, o hidrogênio melhora o processo de combustão devido a facilidade de queima, alto limite de inflamabilidade, poder calorífico e tamanho de chama quando comparado a combustíveis derivados de petróleo e também é capaz de aumentar a eficiência térmica da reação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHidrôgeniopt_BR
dc.subjectCombustãopt_BR
dc.subjectQueimador Industrialpt_BR
dc.titleEficiência de combustão de um queimador a diesel utilizando H2pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, Celmy Maria Bezerra de Menezes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7325597610294745pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4691045388698504pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Quimicapt_BR
dc.description.abstractxThe use of fossil fuels exacerbates environmental pollution, climate change, and the energy crisis. Hydrogen is crucial in the transition to a low-carbon economy and in achieving net-zero greenhouse gas emissions targets. Its carbon-free combustion produces only water, reducing carbon emissions in internal combustion engines and improving thermal efficiency. To reduce diesel oil consumption in industrial power generation, alternative energy sources that are effective, cost-efficient, and operational are being explored, aiming for an efficient energy transition. Therefore, the objective of this study is to assess the combustion efficiency of a diesel internal combustion engine (burner) and to mix this oil with hydrogen to determine the potential improvement in the thermal efficiency of the process and the reduction of greenhouse gases generated by the chemical reaction. To obtain these data, a thermochemical processes laboratory was constructed, and the thermal efficiency of combustion was obtained through the system's energy balance. An average combustion efficiency of 41.32% ± 4.4 for diesel oil and 47.33% ± 6.15 for the diesel oil-H2 mixture was calculated. The exhaust gases from diesel oil combustion were analyzed, and average emission values were obtained using a gas analyzer. Among the gases analyzed, average concentrations of 6.56 x 10^6 ppm of CO2, 43 ppm of NOx, and 3.13 ppm of SO2, the main causes of the greenhouse effect and acid rain, were recorded. Additionally, 320 ppm of CxHy and <0.01 ppm of CO were detected. The emissions from the mixture produced 6.5% less NOx and 13000 ppm less CO2. The Aspen Plus software was able to simulate a scenario with higher fuel flow rates, revealing elevated temperatures for the exhaust gases and indicating which variables most significantly influence energy production in the form of heat. According to the literature, hydrogen improves the combustion process due to its ease of ignition, high flammability limit, calorific value, and flame size compared to petroleum-derived fuels, and it is also capable of increasing the thermal efficiency of the reaction.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5606017652367088pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Matheus Henrique Castanha Cavalcanti.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons