Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60073

Compartilhe esta página

Título: "Despertai com orações o avanço industrial vem trazer nossa redenção" : O Grupo de Estudos do Açúcar e a modernização da agroindústria canavieira em Pernambuco (1963-1966)
Autor(es): BARROS, Arthur Victor Gonçalves Gomes de
Palavras-chave: Modernização; Grupo de Estudos do Açúcar; Intelectuais
Data do documento: 23-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARROS, Arthur Victor Gonçalves Gomes de. "Despertai com orações o avanço industrial vem trazer nossa redenção": O Grupo de Estudos do Açúcar e a modernização da agroindústria canavieira em Pernambuco (1963-1966). 2024. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A pesquisa aborda o Grupo de Estudos de Açúcar (GEA), uma instituição estabelecida em 1963 pelos usineiros de Pernambuco, com foco na análise da produção e disseminação das ideias de seus membros no contexto do planejamento da modernização agrícola do complexo agroindustrial açucareiro durante a década de 1960. A investigação sobre a formação do grupo diante do fenômeno da modernização possibilita a construção de uma narrativa sobre a união da classe patronal em defesa da plantation canavieira. Essa defesa fundamenta-se em uma perspectiva que enaltece a importância desse modo de produção, ancorada numa visão edênica do passado, concebida sob a ótica da longa duração e exaltação dos colonizadores. Utilizando uma vasta e inédita documentação, a pesquisa insere-se no campo da história do açúcar e de uma historiografia que analisa as diversas fases da produção açucareira no Nordeste, com foco na zona canavieira de Pernambuco. O Fundo Grupo de Estudos do Açúcar, disponível no Arquivo Público Estadual, constitui a principal fonte documental, organizado por Jordão Emerenciano, coordenador-geral do GEA e patrono do arquivo público que leva o seu nome. As discussões apresentadas ao longo do trabalho abordam a imposição da plantation canavieira pelos colonizadores portugueses, seus impactos na formação socioeconômica do Brasil e o papel dos intelectuais da classe dominante na perpetuação de uma herança colonial que ainda hoje afeta tanto os sujeitos quanto a produção historiográfica. Além disso, busca-se construir uma história do Grupo de Estudos de Açúcar, de seus membros e das relações dessa instituição com órgãos da administração pública e agências internacionais. Trata-se de uma iniciativa de expansão sobre uma história antes contada apenas em notas explicativas, que agora recebe uma atenção mais aprofundada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60073
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Arthur Victor Gonçalves Gomes de Barros.pdf13,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons