Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60088
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Raíra Costa Maia de | - |
dc.contributor.author | FIDELIS, Ingrid Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T17:15:52Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28T17:15:52Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-15 | - |
dc.identifier.citation | FIDELIS, Ingrid Pereira. Troncos que nunca calam: o feminino como política de morte em Eu, Tituba bruxa negra de Salem de Maryse Condé. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60088 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia propõe a investigação de como transcorre a Política de Morte nos corpos femininos das personagens Tituba, Abena e Man Yaya, do romance ficcional Eu, Tituba bruxa negra de Salem (2020 [1986]) de Maryse Condé. Levando em consideração que se trata de três personagens negras escravizadas, situadas por volta do século XVII, período de escravidão e caça às bruxas na Europa, é fundamental para a análise a articulação das noções de raça, gênero e bruxaria e, como se interseccionam com a Necropolítica, conceito que fundamentará as discussões. À vista de responder como essas personagens são violentadas, mortas e colocadas à margem por meio da Necropolítica, como aporte teórico será utilizado o livro Necropolítica: biopoder e soberania (2018), de Achille Mbembe; como questões de raça e racismo estão intrinsecamente ligadas a essa política de morte, Sílvio Almeida (2019), Kabengele Munanga (2004; 2009), serão mobilizados, assim como o livro Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva, da Sílvia Federici (2017), para pautar as discussões a respeito de bruxaria; e, no que concerne gênero e feminismo negro, uma tocante fundamental para compreender o local em que essas personagens estão posicionadas, usaremos as teóricas e pesquisadoras Grada Kilombo (2019), Patricia Hill Collins (2019), Oyèrónké Oyewùmi (2021), Djamila Ribeiro (2020), dentre outras. Analisamos a trajetória das personagens, tendo em vista que, o racismo e o sexismo são alguns dos principais gerenciadores para perseguição e morte dessas mulheres, e assim produziu diretamente o que concebe-se na contemporaneidade como Necropolítica. | pt_BR |
dc.format.extent | 88p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política de Morte | pt_BR |
dc.subject | Tituba | pt_BR |
dc.subject | Bruxaria | pt_BR |
dc.subject | Feminino | pt_BR |
dc.title | Troncos que nunca calam: o feminino como política de morte em Eu, Tituba bruxa negra de Salem de Maryse Condé | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CENTENARO, Natasha | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8801127684076811 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1209538703147242 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This monograph proposes the investigation of how the Politics of Death takes place in the female bodies of the characters Tituba, Abena and Man Yaya, from the fictional novel I, Tituba Black Witch of Salem (2020 [1986]) by Maryse Condé. Taking into account that these are three enslaved black characters, situated around the seventeenth century, period of slavery and witch-hunting in Europe, it is fundamental for the analysis the articulation of the notions of race, gender and witchcraft and how they intersect with Necropolitics, concept that will underpin the discussions. In order to answer how these characters are raped, killed and put on the sidelines through Necropolitics, as a theoretical contribution will be used the book Necropolitics: biopower and sovereignty (2018), by Achille Mbembe; as issues of race and racism are intrinsically linked to [this Politics] of death, Sílvio Almeida (2019), Kabengele Munanga (2004; 2009), will be mobilized, as well as the book Caliban and the witch: women, body and primitive accumulation, by Sílvia Federici (2017), to guide discussions about witchcraft, and with regard to gender and black feminism, a fundamental topic to understand the place in which these characters are positioned, we will use the theorists and researchers Grada Kilombo (2019), Patricia Hill Collins (2019), Oyèrónké Oyewùmi (2021), Djamila Ribeiro (2020), among others. We analyze the trajectory of the characters, considering that racism and sexism are some of the main controllers for the persecution and death of these women, and thus directly produced what is conceived in contemporary times as Necropolitics. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6147941192454894 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-4799-0657 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ingrid Pereira Fidelis.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons