Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60089
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DANTAS, Ney de Brito | - |
dc.contributor.author | LINS, Kaline Luize Freitas Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T17:24:16Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28T17:24:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-28 | - |
dc.identifier.citation | LINS, Kaline Luize Freitas Guedes. A Potencialidade dos Parques Urbanos para um Recife mais Educador: O caso do Parque 13 de Maio. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60089 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho abordará a importância do espaço projetado com intencionalidade para a educação, visando transformar a aprendizagem dos jovens em fase escolar. Como objeto de estudo, foi escolhido o Parque 13 de Maio, localizado no bairro de Santo Amaro em Recife, Pernambuco, devido à grande quantidade de visitantes, à sua relevância para a comunidade e à proximidade de instituições de ensino. A pesquisa investigativa visa compreender os elementos de um parque que podem auxiliar na educação integral e como o desenho desse espaço pode potencializar o desenvolvimento social, mental e físico de crianças e adolescentes de forma atrativa. A intenção é enfatizar a importância do espaço público urbano na formação da juventude, além de incentivar a educação extracurricular, identificando as formas de aprendizagem e como o arquiteto e urbanista pode proporcionar um espaço educador de maneira consciente. A investigação parte da compreensão da relação entre educação e espaço, analisando suas interseções por meio de experiências existentes no Brasil e no mundo. Posteriormente, será realizada uma análise dos elementos educativos do Parque 13 de Maio e suas indicações de melhoria. Por fim, serão apresentadas recomendações projetuais para parques que educam. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | aprendizagem do espaço | pt_BR |
dc.subject | educação integral | pt_BR |
dc.subject | parque educador | pt_BR |
dc.title | A Potencialidade dos Parques Urbanos para um Recife mais Educador: O caso do Parque 13 de Maio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3943497493556232 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work will address the importance of intentionally designed spaces for education, aiming to transform the learning experience of young students. The Parque 13 de Maio, located in the Santo Amaro neighborhood of Recife, Pernambuco, has been chosen as the object of study due to its large number of visitors, its significance to the community, and its proximity to educational institutions. The investigative research aims to understand the elements of a park that can aid in integral education and how the design of this space can enhance the social, mental, and physical development of children and adolescents in an engaging way. The intention is to emphasize the importance of urban public spaces in youth development while encouraging extracurricular education, identifying learning methods and how architects and urban planners can consciously create educational spaces. The investigation begins with an understanding of the relationship between education and space, analyzing their intersections through existing experiences in Brazil and around the world. Subsequently, an analysis of the educational elements of Parque 13 de Maio and recommendations for improvement will be conducted. Finally, project recommendations for educational parks will be presented. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Arquitetura e Urbanismo |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Kaline Luize Freitas Guedes Lins.pdf | 79,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons