Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60093
Share on
Title: | Espaços não formais de aprendizagem e suas contribuições para o ensino de ciências e biologia: Uma abordagem em anais do CONEDU |
Authors: | BRANDÃO, Alex Antonio |
Keywords: | Espaços não formais; Ensino de ciências; Práticas pedagógicas |
Issue Date: | 22-Jan-2025 |
Citation: | BRANDÃO, Alex Antonio. Espaços não formais de aprendizagem e suas contribuições para o ensino de ciências e biologia:: uma abordagem em anais do conedu. 2025. 39 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo analisar os trabalhos publicados em anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre espaços não formais de aprendizagem e suas contribuições para o ensino de ciências e biologia. O estudo aborda como museus de ciências, jardins botânicos, ONGs e centros de ciência podem enriquecer o aprendizado ao conectar teoria e prática de forma contextualizada e significativa. A pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa e qualitativa para analisar a produção acadêmica dos últimos cinco anos (2019-2024), destacando tendências temáticas como educação ambiental, formação de professores e alfabetização científica. Os resultados indicam que esses espaços promovem a inclusão, a sustentabilidade e o engajamento, além de fortalecer a formação docente. Conclui-se que o uso de espaços não formais é essencial para enriquecer o ensino de ciências e fomentar uma educação crítica e inclusiva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60093 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC ALEX ANTONIO BRANDÃO.pdf Embargoed Item Until 2026-01-29 | 346,8 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License