Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60120

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURA, Dayse Cabral de-
dc.contributor.authorSILVA, Luana Gonçalo da-
dc.date.accessioned2025-01-29T19:31:00Z-
dc.date.available2025-01-29T19:31:00Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.date.submitted2025-01-20-
dc.identifier.citationSILVA, Luana. O Letramento Racial na Educação Infantil: O papel docente na construção de uma educação antirracista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60120-
dc.description.abstractNesse estudo buscou-se enfatizar a importância do letramento racial e das práticas antirracistas na Educação Infantil. Destacamos que a comunidade escolar vivencia casos de racismo, causando marcas profundas nas crianças desde a primeira infância (UNICEF, 2023). Desse modo, além da defesa das garantias legais e institucionais para o estabelecimento de currículos que contemplem com responsabilidade e criticidade as relações étnico-raciais, é preciso assumir o compromisso individual com uma pedagogia engajada, antirracista e que vise romper com as lógicas coloniais. Tivemos como objetivo geral analisar as concepções das docentes sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil. A pesquisa aponta pequenos avanços, mas indica que a temática das relações étnico-raciais ainda é trabalhada na escola de forma estereotipada, no dia da Consciência Negra, em novembro.pt_BR
dc.format.extent15p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLetramento Racialpt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicas Antirracistaspt_BR
dc.titleO Letramento Racial na Educação Infantil: O papel docente na construção de uma educação antirracista.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7044023355062076pt_BR
dc.description.abstractxIn this study we seek to emphasize the importance of racial literacy and anti-racist practices in Early Childhood Education. We highlight that the school community experiences cases of racism, causing deep scars on children from early childhood (UNICEF, 2023). Therefore, in addition to defending legal and institutional guarantees for the establishment of curricula that responsibly and critically consider ethnic-racial relations, it is necessary to make an individual commitment to an engaged, anti-racist pedagogy that aims to break with colonial logics. Our general objective was to analyze the teachers' conceptions about the Education of Ethnic-Racial Relations in Early Childhood Education. The research points to small advances, but indicates that the topic of ethnic-racial relations is still worked on at school in a stereotypical way, on Black Consciousness Day, in November.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanas - Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentCE-DEC Centro de Educação - Departamento de Ensino e Currículopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luana Gonçalo da Silva.pdf249,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons