Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60120
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOURA, Dayse Cabral de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Luana Gonçalo da | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T19:31:00Z | - |
dc.date.available | 2025-01-29T19:31:00Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Luana. O Letramento Racial na Educação Infantil: O papel docente na construção de uma educação antirracista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60120 | - |
dc.description.abstract | Nesse estudo buscou-se enfatizar a importância do letramento racial e das práticas antirracistas na Educação Infantil. Destacamos que a comunidade escolar vivencia casos de racismo, causando marcas profundas nas crianças desde a primeira infância (UNICEF, 2023). Desse modo, além da defesa das garantias legais e institucionais para o estabelecimento de currículos que contemplem com responsabilidade e criticidade as relações étnico-raciais, é preciso assumir o compromisso individual com uma pedagogia engajada, antirracista e que vise romper com as lógicas coloniais. Tivemos como objetivo geral analisar as concepções das docentes sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil. A pesquisa aponta pequenos avanços, mas indica que a temática das relações étnico-raciais ainda é trabalhada na escola de forma estereotipada, no dia da Consciência Negra, em novembro. | pt_BR |
dc.format.extent | 15p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Letramento Racial | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas Antirracistas | pt_BR |
dc.title | O Letramento Racial na Educação Infantil: O papel docente na construção de uma educação antirracista. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7044023355062076 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this study we seek to emphasize the importance of racial literacy and anti-racist practices in Early Childhood Education. We highlight that the school community experiences cases of racism, causing deep scars on children from early childhood (UNICEF, 2023). Therefore, in addition to defending legal and institutional guarantees for the establishment of curricula that responsibly and critically consider ethnic-racial relations, it is necessary to make an individual commitment to an engaged, anti-racist pedagogy that aims to break with colonial logics. Our general objective was to analyze the teachers' conceptions about the Education of Ethnic-Racial Relations in Early Childhood Education. The research points to small advances, but indicates that the topic of ethnic-racial relations is still worked on at school in a stereotypical way, on Black Consciousness Day, in November. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas - Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | CE-DEC Centro de Educação - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Luana Gonçalo da Silva.pdf | 249,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons