Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60120
Share on
Title: | O Letramento Racial na Educação Infantil: O papel docente na construção de uma educação antirracista. |
Authors: | SILVA, Luana Gonçalo da |
Keywords: | Educação Infantil; Letramento Racial; Práticas Pedagógicas Antirracistas |
Issue Date: | 1-Apr-2024 |
Citation: | SILVA, Luana. O Letramento Racial na Educação Infantil: O papel docente na construção de uma educação antirracista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Nesse estudo buscou-se enfatizar a importância do letramento racial e das práticas antirracistas na Educação Infantil. Destacamos que a comunidade escolar vivencia casos de racismo, causando marcas profundas nas crianças desde a primeira infância (UNICEF, 2023). Desse modo, além da defesa das garantias legais e institucionais para o estabelecimento de currículos que contemplem com responsabilidade e criticidade as relações étnico-raciais, é preciso assumir o compromisso individual com uma pedagogia engajada, antirracista e que vise romper com as lógicas coloniais. Tivemos como objetivo geral analisar as concepções das docentes sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil. A pesquisa aponta pequenos avanços, mas indica que a temática das relações étnico-raciais ainda é trabalhada na escola de forma estereotipada, no dia da Consciência Negra, em novembro. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60120 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Luana Gonçalo da Silva.pdf | 249,08 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License