Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60178

Compartilhe esta página

Título: Qualidade do sono e adoção de comportamentos de riscos no trânsito por condutores de motocicletas
Autor(es): OLIVEIRA, João Victor Lopes
Palavras-chave: Sono; Qualidade do sono; Privação do sono; Comportamentos de risco à saúde; Motocicletas; Acidentes de transporte terrestre
Data do documento: 30-Jul-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, João Victor Lopes. Qualidade do sono e adoção de comportamentos de riscos no trânsito por condutores de motocicletas. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O sono é vital para funções orgânicas, aprendizagem e memória. Sua privação compromete a concentração e alerta, aumentando o risco de acidentes. Para motociclistas, isso pode resultar em traumas graves, amputações, perdas laborais e óbitos. O estudo descreve a relação entre a qualidade do sono e a adoção de comportamentos de risco no trânsito pelos condutores de motocicletas, internados em um hospital de referência no Recife, Pernambuco, entre 2023 a 2024. Foi realizado um estudo transversal, com coleta de dados diárias de todos os motociclistas (condutores) envolvidos em acidentes que estavam internados na enfermaria de traumato-ortopedia. A qualidade do sono foi avaliada utilizando o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh. Foram incluídos 309 participantes, majoritariamente homens (95,8%), com idades entre 18 e 39 anos (79,9%), de cor preta ou parda (74,8%) e com renda mensal inferior a dois salários-mínimos (83,6%). A qualidade do sono foi considerada ruim em 82,5% dos casos, e 17,5% apresentaram distúrbios de sono, sem nenhum participante reportando boa qualidade de sono. Houve uma relação significativa entre a má qualidade do sono e comportamentos de risco no trânsito, como conduzir com sono/fadiga (p<0,024), uso de medicações controladas (p<0,001) e desrespeito à sinalização de trânsito (p<0,020). Pode-se concluir que a qualidade do sono dos condutores de motocicleta acidentados está relacionada à adoção de comportamentos de risco no trânsito.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60178
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO João Victor Lopes Oliveira.pdf
  Item embargado até 2027-01-22
4,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons