Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60180

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBURITY, Joanildo Albuquerque-
dc.contributor.authorMARSICANO, Ana Carolina de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-01-31T15:50:54Z-
dc.date.available2025-01-31T15:50:54Z-
dc.date.issued2024-06-10-
dc.identifier.citationMARSICANO, Ana Carolina de Oliveira. Os leigos cristianizam o mundo - católicos e política antigênero no Governo Federal (2019-2022). 2024. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60180-
dc.description.abstractNas últimas quatro décadas, observamos acirramentos entre movimentos feministas e setores conservadores, religiosos e não religiosos, em torno das pautas sobre igualdade de gênero e direitos sexuais e reprodutivos. Durante o governo Bolsonaro (2019-2022), as políticas de proteção social foram direcionadas para a regulação do cuidado familiar e das práticas parentais, reivindicando a família como "Igreja doméstica" e como ambiente ideal e principal para a garantia de direitos. O ativismo militante leigo, cativo entre os membros pertencentes a comunidades religiosas de estrutura vertical, tem permitido que grupos conservadores se reconstruam, se multipliquem e se mudem, transformando-se em organizações não governamentais locais e internacionais, com uma agenda própria e específica, ao qual se aproximam por meio de argumentos de cunho jurídico, moral e econômico-social. Esses leigos católicos, presentes em organizações da sociedade civil, no âmbito do Estado ocupando cargos institucionais ou exercendo funções de lobby, assessoria ou representação pública, possuem uma atuação cuja base programática assenta no combate à "ideologia do gênero", na defesa da vida desde a concepção até a morte natural, da família como instituição natural com relevância pública, e na defesa do caráter heteronormativo da sociedade. Nesse sentido, a questão de gênero, atrelada à religião, longe de ser residual, minoritária ou marginal, deve ser compreendida, neste trabalho, como o eixo de gravidade para compreensão das relações de força instauradas no campo dos poderes e como pedra de toque para compreendermos a oposição exercida na política contemporânea aos avanços das lutas das mulheres. Ancorada no debate sobre a presença pública das religiões no Brasil, e atribuindo ênfase aos leigos especialistas no âmbito do catolicismo, minha proposta é de compreender o neoconservadorismo católico no âmbito do Governo Federal, analisando a forma com que a infraestrutura da política sexual e de gênero se expressa, no âmbito legislativo, executivo e jurídico.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeigos especialistaspt_BR
dc.subjectNeoconservadorismopt_BR
dc.subjectGoverno Federal (2019-2022)pt_BR
dc.subjectPolítica antigêneropt_BR
dc.titleOs leigos cristianizam o mundo - católicos e política antigênero no Governo Federal (2019-2022)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7195066363020686pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1117978372756077pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxOver the past four decades, we have seen conflicts between feminist movements and conservative sectors, both religious and non-religious, around issues of gender equality and sexual and reproductive rights. During the Bolsonaro administration (2019-2022), social protection policies were directed towards regulating family care and parenting practices, claiming the family as the “domestic church” and as the ideal and primary environment for guaranteeing rights. Lay militant activism, which is prevalent among members of vertically structured religious communities, has allowed conservative groups to rebuild, multiply and change, transforming themselves into local and international non-governmental organizations, with their own specific agenda, which they approach through legal, moral and socio-economic arguments. These Catholic laypeople, present in civil society organizations, in the State, holding institutional positions or exercising lobbying, advisory or public representation functions, have a programmatic basis for combating "gender ideology", defending life from conception to natural death, the family as a natural institution with public relevance, and defending the heteronormative nature of society. In this sense, the issue of gender, linked to religion, far from being residual, minority or marginal, should be understood, in this work, as the axis of gravity for understanding the power relations established in the field of powers and as a touchstone for understanding the opposition exercised in contemporary politics to the advances of women's struggles. Anchored in the debate on the public presence of religions in Brazil, and emphasizing lay experts in the field of Catholicism, my proposal is to understand Catholic neoconservatism within the Federal Government, analyzing the way in which the infrastructure of sexual and gender policy is expressed, in the legislative, executive and legal spheres.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Ana Carolina de Oliveira Marsicano.pdf26,13 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons