Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60184

Compartilhe esta página

Título: Educação de jovens e adultos: uma revisão da literatura sobre os desafios de gênero enfrentados pelas mulheres
Autor(es): SANTOS, Wanessa Vitoriana da Silva
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA); Gênero; Desafios; Estado da arte
Data do documento: 30-Set-2024
Citação: SANTOS, Wanessa Vitoriana da Silva. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma revisão da literatura sobre os desafios de gênero enfrentados pelas mulheres. 2024. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Jaboatão dos Guararapes, 2025.
Abstract: O objetivo deste artigo é investigar os desafios de gênero enfrentados pelas mulheres na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a forma como esses desafios têm sido abordados na literatura acadêmica. Foi realizada uma revisão da literatura existente, incluindo artigos, monografias, dissertações e teses, no período de 2018 a 2023, na perspectiva também de contribuir com a produção de um estado da arte em relação à EJA e às questões de gênero. A análise, realizada através da análise temática de conteúdo, focou em identificar padrões comuns, lacunas e abordagens adotadas para enfrentar os desafios próprios desse objeto de estudo. A revisão revelou uma série de novos desafios com a ampliação de uma melhor compreensão das identidades de gênero. Como, por exemplo, o apagamento das identidades de gênero (com ênfase nas mulheres trans). Além disso, a revisão revelou que as abordagens teóricas e metodológicas existentes muitas vezes não consideram adequadamente a complexidade das experiências das mulheres na EJA.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60184
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Wanessa Vitoriana da Silva Santos (3) (1) (1).pdf517,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons