Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60362

Share on

Title: A afetividade na educação inclusiva: processos socioafetivos que promovem a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Authors: VALE, Thamila Mendes
Keywords: Afetividade; Educação Inclusiva; TEA
Issue Date: 26-Mar-2024
Citation: VALE, Thamila. A afetividade na Educação Inclusiva: processos socioafetivos que promovem a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este estudo buscou investigar o papel da afetividade na prática pedagógica de profissionais que trabalham nos anos iniciais do ensino fundamental envolvidos no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante das dificuldades enfrentadas na inclusão dessas crianças em salas de aula regulares, tornou-se importante que os educadores refletissem sobre como os aspectos afetivos podem moldar sua abordagem. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram analisadas as respostas de nove professores que trabalham com crianças autistas em escolas públicas e privadas. Os resultados indicam que as mudanças estão acontecendo de forma gradual, com os participantes empenhados criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo por meio de estratégias que promovem interações respeitosas entre crianças com desenvolvimento típico e atípico. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Apesar de abordagens afetivas identificadas, o cenário de inclusão de crianças com autismo nos primeiros anos do Ensino Fundamental apresenta lacunas significativas, associadas a desafios persistentes e questões históricas, como a necessidade de uma formação inicial e continuada mais efetiva para os profissionais da educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60362
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- Thamila Mendes do Vale.pdf400,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons