Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60364
Share on
Title: | A inclusão da disciplina ERER nos currículos de ensino superior em Pernambuco como dispositivo de valorização e de representatividade do povo negro na academia |
Authors: | PEREIRA, Fernanda Letícia Ferreira |
Keywords: | Lei n° 10.639/2003; Formação dos(as) pedagogos(as); Currículo; Práticas Pedagógicas antirracistas |
Issue Date: | 27-Mar-2024 |
Citation: | Ferreira Pereira, Fernanda Letícia. A inclusão da disciplina ERER nos currículos de Ensino Superior em Pernambuco como dispositivo de valorização e de representatividade do povo negro na academia / Fernanda Letícia Ferreira Pereira. - Recife, 2024. 26 |
Abstract: | Esse texto é resultado de estudos que versa sobre a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação básica, e seus desdobramentos no âmbito político e educacional. Tivemos por objetivo reconhecer a importância da implementação da disciplina Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) como obrigatória nos currículos de formação dos (as) Pedagogos (as) nas Instituições públicas de Ensino Superior (IES), no Estado de Pernambuco, mapeando como estão organizados os seus perfis curriculares nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, voltados para a disciplina ERER. Identificamos implicações nas práticas pedagógicas dos (as) sujeitos entrevistados (as) para a realização de práticas antirracistas no ambiente escolar, em decorrência da ausência durante a formação inicial de estudos sobre a educação das relações étnico-raciais. Utilizamos a plataforma Google Forms como um dos instrumentos para a coleta de dados da pesquisa, que indicou algumas lacunas existentes na formação inicial dos Pedagogos (as), apontando a necessidade de mudanças nos currículos educacionais para a garantia da formação comprometida com a Educação para às relações Étnico-Raciais, e a aplicabilidade da Lei n° 10.639/2003. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60364 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Pronto.pdf | 548,35 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License