Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60375
Compartilhe esta página
Título: | Desvendando os corais: plantas, pedras ou animais? uso da plataforma digital Figma como ferramenta educacional no ensino de ciências para o ensino fundamental anos finais |
Autor(es): | JESUS, Viviane Teixeira de |
Palavras-chave: | Corais; Educação ambiental; Tecnologia educacional; Ensino de Ciências |
Data do documento: | 7-Fev-2025 |
Citação: | JESUS, Viviane Teixeira de. Desvendando os corais: plantas, pedras ou animais? uso da plataforma digital figma como ferramenta educacional no ensino de ciências para o ensino fundamental anos finais. 2025. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. |
Abstract: | A falta de conhecimento sobre os corais e sua importância ecológica compromete a preservação desses organismos, frequentemente confundidos com pedras ou plantas. Diante dessa problemática, este estudo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo interativo utilizando a plataforma Figma como ferramenta educacional para o ensino de Ciências, destinado aos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é facilitar a compreensão sobre os corais e os ambientes coralíneos, destacando sua importância ecológica, econômica e farmacêutica, além das ameaças à sua conservação. A metodologia envolveu um levantamento bibliográfico em bases científicas para embasar a parte descritiva do protótipo, além da criação de artes visuais na plataforma Canva e o desenvolvimento do protótipo na plataforma Figma. Como resultado, foi elaborado um protótipo de aplicativo intitulado como “DESVENDANDO OS CORAIS: pedras, animais ou plantas?”, que visa difundir conhecimento sobre esses organismos e promover a educação ambiental por meio de uma abordagem digital interativa e lúdica. O protótipo desenvolvido conta com 35 telas interativas, estruturadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível, aliando ciência e tecnologia. Os resultados indicam que o protótipo pode contribuir significativamente para a educação ambiental e para uma maior compreensão sobre os ambientes coralíneos, ao proporcionar aos usuários uma experiência imersiva e incentivar seu protagonismo na construção do conhecimento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60375 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - VIVIANE TEIXEIRA DE JESUS (1).pdf Item embargado até 2026-02-12 | 2,53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons