Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60375

Compartilhe esta página

Título: Desvendando os corais: plantas, pedras ou animais? uso da plataforma digital Figma como ferramenta educacional no ensino de ciências para o ensino fundamental anos finais
Autor(es): JESUS, Viviane Teixeira de
Palavras-chave: Corais; Educação ambiental; Tecnologia educacional; Ensino de Ciências
Data do documento: 7-Fev-2025
Citação: JESUS, Viviane Teixeira de. Desvendando os corais: plantas, pedras ou animais? uso da plataforma digital figma como ferramenta educacional no ensino de ciências para o ensino fundamental anos finais. 2025. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A falta de conhecimento sobre os corais e sua importância ecológica compromete a preservação desses organismos, frequentemente confundidos com pedras ou plantas. Diante dessa problemática, este estudo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de aplicativo interativo utilizando a plataforma Figma como ferramenta educacional para o ensino de Ciências, destinado aos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é facilitar a compreensão sobre os corais e os ambientes coralíneos, destacando sua importância ecológica, econômica e farmacêutica, além das ameaças à sua conservação. A metodologia envolveu um levantamento bibliográfico em bases científicas para embasar a parte descritiva do protótipo, além da criação de artes visuais na plataforma Canva e o desenvolvimento do protótipo na plataforma Figma. Como resultado, foi elaborado um protótipo de aplicativo intitulado como “DESVENDANDO OS CORAIS: pedras, animais ou plantas?”, que visa difundir conhecimento sobre esses organismos e promover a educação ambiental por meio de uma abordagem digital interativa e lúdica. O protótipo desenvolvido conta com 35 telas interativas, estruturadas para tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível, aliando ciência e tecnologia. Os resultados indicam que o protótipo pode contribuir significativamente para a educação ambiental e para uma maior compreensão sobre os ambientes coralíneos, ao proporcionar aos usuários uma experiência imersiva e incentivar seu protagonismo na construção do conhecimento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60375
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - VIVIANE TEIXEIRA DE JESUS (1).pdf
  Item embargado até 2026-02-12
2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons