Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60429

Compartilhe esta página

Título: O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na formação docente: construção de saberes no curso de licenciatura em pedagogia na UFPE
Autor(es): ALBUQUERQUE, Maria Eduarda Temóteo de
Palavras-chave: Educação Básica; Formação Docente; Plano de Desenvolvimento Individual; Instrumento Inclusivo
Data do documento: 8-Out-2024
Citação: ALBUQUERQUE,Maria. O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na formação docente: Construção de saberes no curso de licenciatura em pedagogia na UFPE
Abstract: O presente texto é resultado de uma análise documental e de campo, cujo objetivo foi analisar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) na matriz curricular da Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco e suas implicações para as práticas inclusivas dos discentes e futuros docentes no contexto de sala de aula regular. A análise documental se concentrou na análise da matriz curricular. Vale ressaltar que, a pesquisa de campo buscou entender a construção dos saberes de cinco estudantes dos períodos finais do curso de licenciatura em pedagogia sobre o PDI e seu impacto no contexto educacional. Os dados demonstraram que, o PPC do curso reflete um compromisso institucional com a inclusão. Contudo, a discussão acerca do PDI e adaptação curricular aparece de maneira superficial, sem menções explícitas. Na pesquisa de campo, os participantes revelam que o PDI ocorreu, predominantemente, em contextos extracurriculares. Essa disparidade revela uma falha no processo formativo, que não proporciona aos licenciandos uma formação prática robusta para a aplicação de estratégias inclusivas na Educação Básica. Com isso, recorre a necessidade de reformulação curricular, ampliando as possibilidades das disciplinas dedicadas à inclusão de integrarem mais ferramentas práticas, como o PDI, que são essenciais para o desenvolvimento de um exercício pedagógico inclusivo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60429
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Maria Eduarda Temóteo de Albuquerque.pdf
  Item embargado até 2026-02-25
1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons