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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60442

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Título: A construção identitária do pedagogo a partir da dimensão da polivalência de sua atuação.
Autor(es): MONTEIRO, Beatriz da Silva
Palavras-chave: Polivalência; Formação docente; Pedagogo; Políticas curriculares avaliativas
Data do documento: 13-Fev-2025
Citação: MONTEIRO, Beatriz da Silva. A construção identitária do pedagogo a partir da dimensão da polivalência de sua atuação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura)- Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: Essa pesquisa buscou analisar o processo de construção da identidade polivalente do pedagogo ao longo do seu processo de profissionalização. Contou com a colaboração de 5 pedagogos, que ocupam espaços diferentes na educação, todos atuantes na rede municipal de educação de Caruaru-PE. Esta temática assenta-se na necessária compreensão acerca de como o profissional pedagogo constroi sua identidade a partir da polivalência, ou seja, responsabilizando-se pelo ensino de 5 áreas do conhecimento simultaneamente. Nesta direção dialogamos com Lima (2007), Cruz (2012) e Vacilotto (2018), que nos apresentam a ideia de polivalência docente, assim como as discussões de Moore (1970) e Machado (1995) acerca dos elementos constitutivos de uma profissão .Frente a isto, percorremos o seguinte trajeto: a)Identificar as marcas discursivas da formação inicial que contribuem para a construção da identidade polivalente; b)Identificar como os processos de formação continuada em serviço dialogam com a atuação polivalente do pedagogo nos anos iniciais do ensino fundamental; e c)Compreender como as marcas discursivas da formação-atuação do pedagogo dialogam com a construção de sua identidade polivalente numa perspectiva de profissionalização. Após a pesquisa concluímos que a polivalência é um elemento presente na ação pedagógica, mas que o pedagogo tem seus espaços de atuação polivalente cada vez mais pré-determinados por políticas externas. Isso, por sua vez, acaba reduzindo a formação docente para atuação polivalente à mera execução de políticas curriculares e avaliativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60442
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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