Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60505
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin | - |
dc.contributor.author | FREITAS, William Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T12:53:32Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21T12:53:32Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, William Silva de. Entre a História e o Faz de conta: o jogo dramático como proposta para construção de narrativas históricas em sala de aula a partir da didática da história. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60505 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo discutir acerca da construção de narrativas históricas em sala de aula a partir do jogo dramático, buscando investigar o papel das narrativas históricas no processo de construção de conhecimento histórico e na formação da consciência histórica. Entendendo o jogo dramático como uma forma de contar uma história, buscamos investigar a natureza nas narrativas históricas e a sua importância para a orientação na vida prática, bem como buscamos pontuar a importância do jogo dramático como caminho para se construir narrativas em sala de aula dotada de sentido e significado, abrindo caminhos para aprendizagem e formação histórica. Para além de argumentar sobre o jogo dramático como construção de narrativa histórica em sala de aula, esse trabalho também busca oferecer uma breve orientação para construção de jogos dramáticos a partir de temáticas da história. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Narrativas Históricas | pt_BR |
dc.subject | Jogo Dramático | pt_BR |
dc.title | Entre a História e o Faz de conta : o jogo dramático como proposta para construção de narrativas históricas em sala de aula a partir da didática da história | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3132296067779594 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4661859185167472 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to discuss the construction of historical narratives in the classroom through dramatic play, seeking to investigate the role of historical narratives in the process of building historical knowledge and historical consciousness. Understanding dramatic play as a way of telling a story, we aim to investigate the nature of historical narratives and their importance for practical life orientation, as well as highlight the importance of dramatic play as a path to construct meaningful and significant historical narratives in the classroom, paving the way for historical learning and historical formation. Beyond arguing for dramatic play as a means of constructing historical narratives in the classroom, this work also seeks to offer a brief guide for creating dramatic play games based on historical themes. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO William Silva de Freitas.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons