Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60505

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin-
dc.contributor.authorFREITAS, William Silva de-
dc.date.accessioned2025-02-21T12:53:32Z-
dc.date.available2025-02-21T12:53:32Z-
dc.date.issued2024-08-26-
dc.identifier.citationFREITAS, William Silva de. Entre a História e o Faz de conta: o jogo dramático como proposta para construção de narrativas históricas em sala de aula a partir da didática da história. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60505-
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo discutir acerca da construção de narrativas históricas em sala de aula a partir do jogo dramático, buscando investigar o papel das narrativas históricas no processo de construção de conhecimento histórico e na formação da consciência histórica. Entendendo o jogo dramático como uma forma de contar uma história, buscamos investigar a natureza nas narrativas históricas e a sua importância para a orientação na vida prática, bem como buscamos pontuar a importância do jogo dramático como caminho para se construir narrativas em sala de aula dotada de sentido e significado, abrindo caminhos para aprendizagem e formação histórica. Para além de argumentar sobre o jogo dramático como construção de narrativa histórica em sala de aula, esse trabalho também busca oferecer uma breve orientação para construção de jogos dramáticos a partir de temáticas da história.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectNarrativas Históricaspt_BR
dc.subjectJogo Dramáticopt_BR
dc.titleEntre a História e o Faz de conta : o jogo dramático como proposta para construção de narrativas históricas em sala de aula a partir da didática da históriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3132296067779594pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4661859185167472pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to discuss the construction of historical narratives in the classroom through dramatic play, seeking to investigate the role of historical narratives in the process of building historical knowledge and historical consciousness. Understanding dramatic play as a way of telling a story, we aim to investigate the nature of historical narratives and their importance for practical life orientation, as well as highlight the importance of dramatic play as a path to construct meaningful and significant historical narratives in the classroom, paving the way for historical learning and historical formation. Beyond arguing for dramatic play as a means of constructing historical narratives in the classroom, this work also seeks to offer a brief guide for creating dramatic play games based on historical themes.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO William Silva de Freitas.pdf2,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons