Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60508

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do potencial anti-virulência de derivados tiofênicos frente a isolados clínicos de Candida spp. e sua interferência na expressão de genes específicos
Autor(es): ALVES, Adryelle Idalina da Silva
Palavras-chave: Candidemia; Resistência antifúngica; Fatores de Virulência
Data do documento: 29-Ago-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALVES, Adryelle Idalina da Silva. Avaliação do potencial anti-virulência de derivados tiofênicos frente a isolados clínicos de Candida spp. e sua interferência na expressão de genes específicos. 2024. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A candidemia é a infecção fúngica invasiva mais comum associada a cuidados intensivos, com uma mortalidade que pode chegar a até 55% em alguns centros médicos. Essas infecções apresentam alta taxa de mortalidade, devido ao número limitado de antifúngicos disponíveis para o tratamento, alguns dos quais apresentam elevada toxicidade e alto custo. Aliado a isso, as espécies de Candida tem se tornado um desafio médico devido ao aumento do número de casos de resistência nos últimos anos. Atualmente, sabe-se que as infecções por estas leveduras são influenciadas por uma gama de fatores de virulência, principalmente por fatores como adesão, transição morfológica e formação de biofilmes. Os biofilmes são comunidades microbianas inerentemente resistentes à maioria dos antifúngicos, o que os torna particularmente difíceis de tratar e estima-se que aproximadamente 90% dos casos de candidemia ocorrem associadas a biofilmes. Portanto, há uma necessidade urgente de desenvolver medicamentos alternativos, que superem ou aumente a eficácia das terapias já utilizadas. Para tal, visar os fatores de virulência é considerada uma abordagem promissora para identificar novos alvos potenciais de drogas antifúngicas. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a ação antifúngica e antivurelência de dois compostos tiofênicos (2AT e 2B-amino) contra cepas de Candida spp. resistentes ao antifúngico fluconazol. Ao determinar as concentrações inibitórias mínimas (CIM), verificou-se que os compostos possuíam ação antifúngica nas concentrações de 100 a 200 μg/mL. Além disso, também foi observado forte efeito sinérgico com o fluconazol. A ação antibiofilme dos compostos em concentrações subinibitórias, isoladamente e em associação com fluconazol também foi detectada. Estruturalmente observou-se que apenas o composto 2AT conseguiu causar alterações em Candida. No entanto, foi demonstrado alterações celulares compatíveis com necrose e apoptose, indicando o possível mecanismo de ação dessas moléculas. Para determinar a causa dessas alterações, foi analisada e detectada a produção de reativas de oxigênio por Candida. Adicionalmente, esta pesquisa também teve como objetivo avaliar a ação dos compostos na expressão dos genes relacionados a virulência e resistência fúngica. No qual foi detectado supressão dos genes ALS3 e ERG3. No mais, os compostos não apresentaram toxicidade em células de macrófagos J774 até a concentração de 4000 μg/mL. Este trabalho, descreve a ação de dois compostos tiofenos como uma alternativa futura para terapia de candidíase invasiva, especialmente em casos de isolados resistentes a terapia convencional; além de destacar a promessa de uma estratégia combinada com fluconazol no combate a infecções por Candida, eficaz também na prevenção de biofilmes por estas leveduras.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60508
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Medicina Tropical

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Adryelle Idalina da Silva Alves.pdf3,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons