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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60533
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Título : | Estudo do comportamento geotécnico e biorremediação de um solo areno argiloso contaminado por óleo diesel |
Autor : | OLIVEIRA JUNIOR, Antônio Italcy de |
Palabras clave : | Solo areno-argiloso contaminado por óleo diesel; Comportamento geotécnico; Biorremediação |
Fecha de publicación : | 22-mar-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | OLIVEIRA JUNIOR, Antônio Italcy de. Estudo do comportamento geotécnico e biorremediação de um solo areno argiloso contaminado por óleo diesel. 2024. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | A contaminação por combustíveis em solos pode causar modificações nas características físicas, químicas e geotécnicas, necessitando promover a sua remediação. No entanto, poucos estudos foram realizados com solos tropicais do Brasil, sobretudo os solos do interior do Nordeste. O objetivo do trabalho é analisar o comportamento de um solo de Caruaru-PE mediante contaminações por óleo diesel e propor uma biorremediação. Foram analisadas contaminações com 0%, 2%, 4% e 8% de óleo diesel em relação ao peso seco de solo. Foram realizadas a caracterização física (granulometria, densidade real dos grãos e limites de Atterberg), a caracterização química (pH, teor de matéria orgânica e FRX) e a avaliação do comportamento hidromecânico (compactação, cisalhamento direto e compressão edométrica em condições inundadas e não inundadas, condutividade hidráulica saturada, curva de retenção de água em laboratório pela trajetória de secagem e potencial de colapso). Para a biorremediação, foi utilizada a técnica de biopilha, usando 5% e 10% de composto orgânico e biossólido de ETE em peso, isoladamente, como materiais estruturantes. A presença do contaminante proporcionou uma textura mais grossa no solo, redução no índice de plasticidade e no pH, elevação no teor de matéria orgânica, os parâmetros de resistência ao cisalhamento reduziram consideravelmente, a compressibilidade e o potencial de colapso apresentaram elevações, a condutividade hidráulica e a sucção matricial apresentaram reduções. A técnica de biopilhas promoveu a remoção de até 92% de hidrocarbonetos totais de petróleo, utilizando 10% de composto orgânico como material estruturante, em 180 dias de tratamento. Portanto, conclui-se que a contaminação promoveu efeitos adversos ao solo do ponto de vista geotécnico e que a proposta de tratamento utilizando biopilhas mostrou-se uma alternativa viável para remediação do solo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60533 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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