Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60605

Compartilhe esta página

Título: Análise da viabilidade do protocolo combinado de técnicas citogenéticas para triagem e estimativa de dose absorvida em acidentes radiológicos e nucleares
Autor(es): OLIVEIRA, Caio Ferreira de
Palavras-chave: Biodosimetria; Radiobiologia; Genética; Dicêntrico; Micronúcleo
Data do documento: 18-Fev-2025
Citação: OLIVEIRA, Caio Ferreira de. Análise da viabilidade do protocolo combinado de técnicas citogenéticas para triagem e estimativa de dose absorvida em acidentes radiológicos e nucleares.2025.Trabalho de Conclusão de Curso (Biomedicina) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A utilização das radiações ionizantes no cotidiano atribui riscos de superexposição a pessoas ocupacionalmente expostas e a sociedade em geral, apesar de rigorosas leis de radioproteção e prevenção de riscos em espaços que utilizam dispositivos radioativos para algum fim benéfico, exigindo vigilância constante. Nesse contexto, surge a Dosimetria Biológica, um campo da ciência que estuda a ação das radiações ionizantes e os efeitos biológicos gerados pela sua exposição por meio de análises citogenéticas de linfócitos do sangue periférico traduzidas em estimativa de dose absorvida por curvas de calibração. Dentre as técnicas utilizadas na biodosimetria destacam, a Técnica de Dicêntricos considerada "padrão ouro" na área e a análise de micronúcleos em células binucleadas, que é altamente sensível na avaliação do poder genotóxico das radiações. Num cenário de emergência radiológica ou nuclear, essas técnicas precisam ser analisadas de modo rápido e assertivo. Logo, uma análise por meio de um protocolo combinado que utilize simultaneamente a alta especificidade e a alta sensibilidade das técnicas tradicionais torna-se interessante. Portanto, este trabalho visa analisar a viabilidade do ensaio combinado em um tempo intermediário das culturas isoladas em situações de triagem e estimativa de dose. Para isso, amostras sanguíneas de um doador voluntário foi irradiado em 2Gy e 3Gy em uma fonte de Co60 (Gammacel 220) no Departamento de Energia Nuclear da UFPE (DEN/UFPE) seguindo protocolos da cultura de linfócitos e posteriormente análise microscópica. Foram analisadas simultaneamente 3323 células binucleadas e 51 células metafásicas. As doses foram estimadas dentro do intervalo de confiança de 95% por meio da curva de calibração do Laboratório de Dosimetria Biológica do CRCN/CNEN. Os resultados obtidos mostraram que o protocolo combinado é eficiente para triagem em situações emergenciais com redução de custos laboratoriais e de tempo com a necessidade de adequações metodológicas para alcançar um melhor rendimento de metáfases nas doses estudadas sendo necessário estudos interlaboratoriais e construção de curvas dose-resposta para a técnica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60605
Aparece nas coleções:(CB - BM) - TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Caio Ferreira de Oliveira.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons