Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60610

Comparte esta pagina

Título : Avaliação dos efeitos terapêuticos da silimarina e dos lactobacillus gasseri e l. acidophilus na esquistossomose mansônica crônica em modelo murino pós-tratamento com praziquantel
Autor : SILVA, Monnyque Raisa Bezerra
Palabras clave : Esquistossomose; Silimarina; Probióticos
Fecha de publicación : 4-oct-2024
Citación : SILVA, Monnyque Raisa Bezerra. Avaliação dos efeitos terapêuticos da silimarina e dos lactobacillus gasseri e l. acidophilus na esquistossomose mansônica crônica em modelo murino pós-tratamento com praziquantel. 2025. Trabalho de Conclusão de Enfermagem - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024.
Resumen : Introdução: A esquistossomose, causada no Brasil pelo Schistosoma mansoni, é uma doença negligenciada cuja patogênese está ligada à resposta granulomatosa aos ovos do parasita retidos no hospedeiro. Como resultado, ocorrem complicações intestinais, esplênicas e hepáticas, incluindo hipertensão portal e fibrose de Symmers, que podem causar varizes esofágicas fatais. O tratamento padrão consiste em uma dose única de 50 mg/kg de Praziquantel (PZQ), um potente esquistossomicida. No entanto, esse tratamento não reverte as sequelas da doença, evidenciando a necessidade de novas abordagens terapêuticas. Entre as alternativas promissoras estão a Silimarina (um hepatoprotetor) e os probióticos Lactobacillus acidophilus e L. gasseri. Métodos: O estudo investigou os parâmetros bioquímicos após utilização de Silimarina e probióticos, isolados e combinadas, em camundongos cronicamente infectados e previamente tratados com PZQ. Ao todo, 120 camundongos foram tratados, distribuídos em grupos que receberam Silimarina (25 mg/kg/dia), probióticos (5.106 UFC/dia) ou ambos por 15, 30 e 45 dias. Após o tratamento, os animais foram eutanasiados e amostras de soro foram analisadas para medir os níveis de TGP, TGO, FA. Resultados: O grupo tratado com praziquantel e pós tratado com silimarina e probióticos por 45 dias apresentou os melhores resultados, com redução significativa da TGP (p<0,05). Não foram encontradas diferenças significativas nos níveis de TGO e FA com o uso do pós-tratamentos. Conclusões: Os resultados do uso dessas substâncias são promissores, mas são necessários mais estudos, incluindo ensaios clínicos, para confirmar a eficácia dessas intervenções no pós tratamento da esquistossomose.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60610
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MONNYQUE RAISA BEZERRA SILVA corrigido PDF.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-03-08
792,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons