Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60963

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOTA, Ana Paula Fernandes Silveira-
dc.contributor.authorNEVES, Maria Eduarda dos Santos-
dc.date.accessioned2025-03-13T18:07:01Z-
dc.date.available2025-03-13T18:07:01Z-
dc.date.issued2024-10-10-
dc.date.submitted2025-02-09-
dc.identifier.citationNEVES, Maria Eduarda dos Santos. O banho de bebês na rotina da Educação Infantil: percepções de professores de creches municipais do Recife. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/60963-
dc.description.abstractO estudo investiga as percepções de professores da rede municipal de Recife sobre o momento do banho na creche, com foco em sua importância para o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças e a intencionalidade pedagógica no planejamento dessa prática. A pesquisa destaca que, embora o banho muitas vezes seja visto apenas como uma tarefa de cuidado básico, potencialmente, é um momento de aprendizado e interação afetiva, essencial para o fortalecimento de vínculos, autonomia e autoestima da criança. A fim de compreender a percepção de professores de creche sobre essa atividade na rotina dos cuidados, realizamos entrevistas semiestruturadas com professores, de Berçário e Grupo I, da rede municipal do Recife. Os resultados mostram que o banho transcende a higiene, configurando-se como uma oportunidade de construção de vínculo entre o adulto e o bebê, na qual o professor atua como mediador, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectBanhopt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.titleO banho de bebês na rotina da Educação Infantil: percepções de professores de creches municipais do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4678789276896458pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4435341410757451pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC2_ MARIA EDUARDA NEVES_ versão final_.pdf716,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons